CURIA
rss
pesquisa avançada
Biblioteca

Acervo da Biblioteca

O acervo da biblioteca compreende os seguintes domínios:

domínios jurídicos 

 outros domínios

- direito da União
- direito internacional
- direito comparado
- direitos nacionais
- teoria geral do direito

- economia
- política
- ciências sociais e administrativas
- biblioteconomia

A biblioteca possui uma importante colecção de dicionários monolingues e multilingues e um grande número de jornais oficiais, actos parlamentares e outros periódicos oficiais.
Actualmente, o acervo da biblioteca engloba mais de 200.000 volumes e cerca de 1.000 assinaturas correntes de periódicos.

Todas as novas aquisições da biblioteca, incluindo os fascículos dos periódicos, são objecto de uma análise destinada a identificar:

artigos de doutrina relativos ao direito da União e a outros domínios jurídicos que possam ter interesse para o trabalho da instituição. Os artigos seleccionados são em seguida classificados e catalogados;

notas e comentários de doutrina relativos aos acórdãos do Tribunal de Justiça, do Tribunal Geral e do Tribunal da Função Pública.

O catálogo da biblioteca pode ser consultado na sala de leitura em suporte informático. Pode ser igualmente consultado através da Internet.


Publicações

a. Bibliografia corrente

Bibliografia  

mensal que compreende a listagem sistemática de todas as novas aquisições e de todos os artigos de doutrina seleccionados ao longo do período de referência. A bibliografia consiste em duas partes separadas:

parte A : publicações jurídicas relativas à integração europeia;

parte B : teoria geral do direito, direito internacional, direito comparado, direitos nacionais e outros domínios.

(Atenção! Esta obra existe apenas em francês)

b. Bibliografia jurídica da integração europeia

Publicação anual, em dois volumes, baseada nas aquisições e na respectiva análise ao longo do ano de referência no domínio do direito da União.

A partir da edição 1990, a bibliografia passou a ser uma publicação oficial da União Europeia.

Contém numerosas referências bibliográficas, acessíveis através de índices sistemáticos por assuntos e de um índice por autores.

A bibliografia anual pode ser descarregada gratuitamente no sítio Internet da EU Bookshop gerido pelo Serviço das Publicações da União Europeia.

.