Language of document :

Ação intentada em 23 de dezembro de 2016 – Comissão Europeia/República Federal da Alemanha

(Processo C-668/16)

Língua do processo: alemão

Partes

Demandante: Comissão Europeia (representantes: C. Hermes, A. C. Becker, D. Kukovec, agentes)

Demandada: República Federal da Alemanha

Pedidos da demandante

A demandante pede ao Tribunal de Justiça que se digne:

Declarar que a República Federal da Alemanha não cumpriu as obrigações que lhe incumbem por força da Diretiva 2006/40/CE 1 (Diretiva dos sistemas de ar condicionado) e da Diretiva 2007/46/CE 2 (Diretiva-quadro), porquanto:

Não cuidou de tomar as medidas necessárias para recolocar os veículos dos tipos 246, 176 e 117 em conformidade com os correspondentes tipos ou modelos homologados (artigos 12.° e 30.° da Diretiva-quadro);

Não tomou as medidas necessárias para a aplicação das sanções (artigo 46.°, conjugado os artigos 5.° e 18.° da Diretiva-quadro); e

Deferiu, em 17 de maio de 2013, um requerimento da Daimler AG de alargamento do tipo de veículo 245G, já existente, a veículos para os quais já tinha sido concedida uma outra homologação, à qual são aplicáveis os novos pressupostos da diretiva dos sistemas de ar condicionado, contornando assim esta última diretiva.

Condenar a República Federal da Alemanha nas despesas.

Fundamentos e principais argumentos

De acordo com o artigo 12.° e com o anexo X da Diretiva-quadro, os Estados-Membros estão obrigados, no caso de desconformidades da produção, a tomar as medidas necessárias para que os veículos produzidos fiquem em conformidade com o tipo ou modelo homologado. De acordo com o artigo 30.° da Diretiva-quadro, no caso de desconformidade de veículos novos com os tipos ou modelos homologados, os Estados-Membros estão igualmente obrigados a tomar as medidas necessárias para repor a conformidade. A produção e os veículos novos acabados de determinados modelos da Daimler não estão em conformidade com os tipos ou modelos homologados, no tocante à utilização de um determinado fluido refrigerante. As autoridades alemãs, contrariando o disposto nos artigos 12.° e 30.° da diretiva-quadro, não tomaram as medidas necessárias para a reposição da conformidade.

Além disso, as autoridades alemãs violaram o artigo 46.° da Diretiva-quadro, porquanto não aplicaram à Daimler AG nenhuma sanção por violação dos artigos 5.°, n.° 1, e 18.° da Diretiva-quadro.

Por último, as autoridades alemãs, ao alargarem um tipo ou modelo de veículo anterior aos tipos ou modelos de veículos acima mencionados, contornaram de forma inadmissível a diretiva dos sistemas de ar condicionado.

____________

1 Diretiva 2006/40/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de maio de 2006, relativa às emissões provenientes de sistemas de ar condicionado instalados em veículos a motor e que altera a Diretiva 70/156/CEE do Conselho (JO L 161, p. 12).

2 Diretiva 2007/46/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de setembro de 2007, que estabelece um quadro para a homologação dos veículos a motor e seus reboques, e dos sistemas, componentes e unidades técnicas destinados a serem utilizados nesses veículos (Diretiva-Quadro) (JO L 263, p. 1).