CURIA
rss
pesquisa avançada
Empregos

Lista dos lugares a preencher

Serviço Europeu de Selecção de Pessoal (EPSO).

colaboradores free-lance

Interpretar para a Europa

 

Na sua grande maioria, o pessoal dos serviços da instituição é recrutado com base nas listas de reserva de concursos gerais organizados pelo Serviço Europeu de Selecção de Pessoal (EPSO).

No entanto, o Tribunal de Justiça pode também recorrer, em certas circunstâncias, a agentes temporários ou a agentes contratuais auxiliares. Os agentes temporários são essencialmente contratados para ocuparem lugares que a curto prazo serão preenchidos por pessoas que tenham sido aprovadas em concursos. Podem ocupar lugares que exigem um perfil específico para missões limitadas no tempo. Os agentes contratuais auxiliares substituem funcionários que estejam impedidos de exercer as suas funções por motivo de doença ou de licença de maternidade. São também contratados para reforçar um serviço que tenha de fazer face a um acréscimo de trabalho.

O pessoal é classificado em três grupos de funções: o grupo de funções AD, que compreende os administradores, de que fazem parte os juristas‑linguistas, o grupo de funções AST, que compreende os assistentes nos domínios administrativos, e o grupo de funções AST/SC, que efetua tarefas de secretariado. O grupo de funções AD exige no mínimo um nível de formação universitária, o grupo de funções AST exige no mínimo uma formação de nível pós‑secundário ou de nível secundário que dê acesso ao ensino superior e uma experiência profissional de 3 anos.

As necessidades de recrutamento da instituição abrangem na generalidade dos casos as seguintes profissões:

Para o grupo de funções AD:

  • administrador jurista numa Secretaria ou em domínios da biblioteconomia, da investigação e da documentação
  • intérprete
  • jurista‑linguista para a tradução de textos jurídicos a partir de, pelo menos, duas línguas oficiais da União Europeia
  • informático

Para o grupo de funções AST:

  • assistente no domínio do secretariado
  • corretor tipográfico/verificador linguístico
  • informático.

Para o grupo de funções AST/SC:

  •  secretários.

Lista dos lugares a preencher


Por outro lado, as Direções da Tradução Jurídica recorrem frequentemente a colaboradores free-lance.

Para mais informações sobre os concursos para intérpretes e sobre as oportunidades para os intérpretes free‑lance, consultar a página Interpretar para a Europa.

Como apresentar uma candidatura a um anúncio para manifestação de interesse ou como enviar uma candidatura espontânea?

Os candidatos que pretendam apresentar a sua candidatura ao Tribunal de Justiça, como agente temporário ou agente contratual, podem fazê‑lo em dois momentos distintos: por ocasião da publicação de um anúncio para manifestação de interesse num determinando procedimento ou através da apresentação de uma candidatura espontânea que será integrada num dossier de candidaturas para cobrir futuras necessidades de recrutamento. No que respeita às candidaturas espontâneas, o Tribunal de Justiça publicou dois anúncios para candidaturas permanentes, um para o grupo de funções AD (administradores) e outro para o grupo de funções AST (incluindo a categoria AST/SC), nos quais propõe uma tipologia das profissões que mais frequentemente são solicitadas pelos seus serviços.

Os candidatos devem utilizar a aplicação EU CV Online, gerida pela Comissão Europeia, no seguinte endereço:

https://ec.europa.eu/dgs/personnel_administration/open_applications/CV_Cand/index.cfm?fuseaction=premierAcces.

 

Para mais informações: - Informação relativa à proteção dos dados pdf   

Enregistrer

Enregistrer

Enregistrer

.