A Arte no Tribunal de Justiça

Contenu

A identidade europeia nasce do intercâmbio e do enriquecimento mútuo entre as diferentes culturas nacionais dos Estados-Membros. O Tribunal de Justiça da União Europeia, um lugar onde as culturas jurídicas interagem diariamente, atribui à arte, património vital da cultura europeia, uma particular importância.

Graças ao contributo dos Estados-Membros, a instituição judicial da União acolhe uma coleção de obras de arte representativas do património multicultural da Europa. Estas obras, objeto de doação, depósito ou empréstimo, revelam as tradições singulares dos Estados-Membros e contribuem para criar, na sua diversidade, um «espírito europeu». De natureza variada e de épocas distintas, evocam frequentemente as ideias de Europa, justiça, harmonia, cooperação e paz.

Às primeiras obras – a emprestada em 1969 por França para decorar a primeira sala de audiências do Tribunal do Justiça e as encomendadas pelo Luxemburgo, a artistas representativos dos seis países fundadores, para decorar o Palácio inaugurado em 1973 – outras se foram juntando ao longo do tempo. O património artístico preservado pelo Tribunal de Justiça evoluiu em sintonia com as etapas da construção europeia e a história da própria instituição.

O extraordinário quadro arquitetónico dos edifícios do Tribunal de Justiça da União Europeia é um local de exposição privilegiado para estas obras de arte, provenientes de toda a Europa. Para aqueles que trabalham na instituição e para os que visitam as suas instalações, poder imergir visualmente na multiplicidade destas obras testemunha a coexistência harmoniosa e plural das diferentes culturas dos Estados-Membros.

Objet de la demande
Langues à traduire bg,es,cs,da,de,et,el,en,it,lv,lt,hu,mt,nl,pl,pt,ro,sk,sl,fi,sv
Langues vérifiées
Délai
Numéro de suivi
Commentaires