Language of document :

Pedido de decisão prejudicial apresentado pelo Hof van beroep te Brussel (Bélgica) em 13 de maio de 2015 – Openbaar Ministerie/Etablissements Fr. Colruyt NV

(Processo C-221/15)

Língua do processo: neerlandês

Órgão jurisdicional de reenvio

Hof van beroep te Brussel

Partes no processo principal

Recorrente: Openbaar Ministerie

Recorrido: Etablissements Fr. Colruyt NV

Questões prejudiciais

O artigo 15.°, n.° 1, da Diretiva 2011/64/UE 1 , em conjugação ou não com os artigos 20.° e 21.° da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia 2 , de 7 de dezembro de 2000, opõe-se a uma medida nacional que obriga os retalhistas a respeitar preços mínimos, mediante a proibição da aplicação, aos produtos tabágicos, de um preço inferior ao preço que o fabricante/importador colocou no selo fiscal?

O artigo 34.° TFUE opõe-se a uma medida nacional que obriga os retalhistas a respeitar preços mínimos, mediante a proibição da aplicação, aos produtos tabágicos, de um preço inferior ao preço que o fabricante/importador colocou no selo fiscal?

O artigo 4.°, n.° 3, TFUE, em conjugação com o artigo 101.° TFUE, opõe-se a uma medida nacional que obriga os retalhistas a respeitar preços mínimos, mediante a proibição da aplicação, aos produtos tabágicos, de um preço inferior ao preço que o fabricante/importador colocou no selo fiscal?

____________

1 Diretiva do Conselho, de 21 de junho de 2011, relativa à estrutura e taxas dos impostos especiais sobre o consumo de tabacos manufaturados (JO L 176, p. 24).

2 JO 2000, C 364, p. 1.