Language of document :

Comunicação ao JO

 

Recurso interposto em 15 de Fevereiro de 2002 por Japan Tobacco, Inc. e JT International S.A. contra Comissão das Comunidades Europeias

    (Processo T-31/02)

    

    (Língua do processo: inglês)

Deu entrada em 15 de Fevereiro de 2002, no Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias, um recurso contra a Comissão das Comunidades Europeias interposto por Japan Tobacco, Inc. e JT International S.A., representadas por Onno W. Brouwer e Paul Lomas, do escritório Freshfields Bruckhaus Deringer, Londres (Reino Unido).

As recorrentes concluem pedindo que o Tribunal se digne:

(anular as decisões da Comissão de instaurar, em 9 de Janeiro de 2002, uma acção contra as recorrentes, na United Court for the Eastern District of New York, com a referência CV-02-0164, em nome da Comunidade Europeia;

(condenar a Comissão na totalidade das despesas, incluindo as das recorrentes e dos eventuais intervenientes.

Fundamentos e principais argumentos:

As recorrentes são demandadas numa acção instaurada pela Comissão Europeia num tribunal dos Estados Unidos, em que esta reclama indemnizações pelo não pagamento de direitos aduaneiros e de IVA e por outros danos, económicos e não económicos, daí decorrentes. As recorrentes ter-se-iam alegadamente furtado ao pagamento dos direitos aduaneiros e do IVA através do contrabando de cigarros para a União Europeia. Trata-se da terceira acção deste género instaurada pela Comissão 1. Na acção ora em causa, esta última age também em nome dos Estados-Membros, com o objectivo de recuperar o valor dos impostos que lhe seriam devidos.

____________

1 - A decisão de instaurar a primeira acção foi impugnada no processo T-379/00 (JO C 79, de 10 de Março de 2001) e a decisão de instaurar a segundo acção foi impugnada nos processos T-260/01 e T-272/01 (JO C 3, de 5 de Janeiro de 2002, pp. 39 e 45).