
ACORDAO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE PRIMEIRA INSTÂNCIA (Segunda Secção) 

10 de Julho de 1991 * 

Sumário 

Matéria de facto e tramitação processual 540 

Pedidos das partes 546 

Quanto ao pedido de anulação da decisão na sua globalidade 547 

— Quanto à violação do artigo 86.° do Tratado e à insuficiência da fundamentação 547 

— Argumentos das partes 547 

— Apreciação jurídica 559 

— A definição dos produtos em causa 559 

— A existência de uma posição dominante 561 

— A existência de um abuso 561 

— Os efeitos no comércio entre os Estados-membros 566 

Quanto ao pedido de anulação, a título subsidiário, do artigo 2° do dispositivo da deci-

s ã o 568 

1. Quanto à violação do artigo 3.°, n.° 1, do Regulamento n.° 17 do Conselho 568 

— Argumentos das partes 568 

— Apreciação jurídica 569 

2. Quanto à violação da Convenção de Berna 571 

— Argumentos das partes 57I 
* Língua do processo: inglės. II - 538 



BBC / COMISSÃO 

— Apreciação jurídica 572 

Quanto as despesas 574 

No processo T-70/89, 

The British Broadcasting Corporation e BBC Enterprises Limited, com sedes so­
ciais em Londres, representadas por Jeremy Lever, QC, Christopher Bellamy, QC, 
e Rupert Anderson, do foro de Inglaterra e do País de Gales, mandatados por 
Robin Griffith, solicitor, de Londres, com domicílio escolhido no Luxemburgo no 
escritório dos advogados Loesch e Wolter, 8, rue Zithe, 

recorrentes, 

contra 

Comissão das Comunidades Europeias, representada por Jacques Bourgeois, mem­
bro do Serviço Jurídico, na qualidade de agente, assistido por Ian Forrester, QC, 
do foro da Escócia, com domicílio escolhido no Luxemburgo no gabinete de 
Guido Berardis, membro do Serviço Jurídico da Comissão, Centre Wagner, Kirch-
berg, 

recorrida, 

apoiada por 

Magill TV Guide Limited, sociedade de direito irlandês, com sede em Dublim, 
representada por John D. Cooke, senior counsel, do foro da Irlanda, mandatado 
por Gore & Grimes, solicitors, de Dublim, com domicílio escolhido no Luxem­
burgo no escritório do advogado Louis Schütz, 83, boulevard Grande-Duchesse 
Charlotte, 

interveniente, 

que tem por objecto a anulação da Decisão 89/205/CEE da Comissão, de 21 de 
Dezembro de 1988 (JO 1989, L 78, p. 43), relativa a um processo de aplicação do 
artigo 86.° do Tratado CEE (IV/31.851, Magill TV Guide/ITP, BBC e RTE), 

II - 539 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

O TRIBUNAL DE PRIMEIRA INSTANCIA (Segunda Secção), 

composto por: A. Saggio, presidente de secção, C. Yeraris, C. P. Briėt, D. Bar­
rington e J. Biancarelli, juízes, 

secretário: H. Jung 

vistos os autos e após a audiência de 21 de Fevereiro de 1991, 

profere o presente 

Acórdão 

Matèria de facto e tramitação processual 

1 Por petição apresentada na Secretaria do Tribunal de Justiça em 10 de Março de 
1989, a British Broadcasting Corporation (a seguir «BBC») e a BBC Enterprises 
Limited pediram a anulação da decisão da Comissão de 21 de Dezembro de 1988 
(a seguir «decisão») que declarou que as políticas e práticas desse organismo, no 
momento dos factos analisados, em relação à publicação das listas semanais das 
suas emissões de televisão e de rádio que podem ser captadas na Irlanda e na 
Irlanda do Norte, constituem violações do artigo 86.° do Tratado CEE, na medida 
em que impedem a publicação e a venda de guias de televisão semanais gerais 
nesse território. O presente recurso encontra-se relacionado com os recursos de 
anulação interpostos paralelamente, contra essa mesma decisão, pelos seus outros 
destinatários, a Radio Telefis Eireann (a seguir «RTE»), e a Independem Televi­
sion Publications (a seguir «ITP»), processos T-69/89 e T-76/89. 

2 O contexto geral da decisão pode ser resumido da seguinte forma. A maior parte 
das familias na Irlanda e 30% a 40% das familias na Irlanda do Norte podem 
captar, pelo menos, seis canais de televisão: a RTE1 e a RTE2, alimentadas pela 
RTE, que goza do monopolio legal para o fornecimento do serviço nacional de 
radioteledifusão por via hertziana na Irlanda, a BBC1 e a BBC2, alimentadas pela 
BBC, bem como a ITV e o Channel 4, que eram alimentados, no momento dos 
factos em análise, pelas sociedades de televisão que obtiveram a respectiva licença 

II - 540 



BBC / COMISSÃO 

da Independent Broadcasting Authority (a seguir «IBA») para fornecer emissões de 
televisão privada. No Reino Unido, a BBC e a IBA encontravam-se numa posição 
de duopólio para a prestação dos serviços nacionais de televisão por via hertziana. 
Acresce que numerosos telespectadores da Grã-Bretanha e da Irlanda podiam cap­
tar, quer directamente quer por intermédio de redes de distribuição por cabo, vá­
rios canais difundidos por satélite. Todavia, não existe televisão por cabo na Ir­
landa do Norte. 

À época dos factos, não existia no mercado, na Irlanda e na Irlanda do Norte, 
qualquer guia geral semanal de televisão, devido à política seguida pelas sociedades 
destinatárias da decisão quanto à divulgação da informação referente aos progra­
mas dos seis canais anteriormente referidos. Com efeito, cada uma dessas socieda­
des publicava um guia de televisão exclusivamente dedicado aos seus próprios pro­
gramas e reivindicava, ao abrigo do United Kingdom Copyright Act 1956 (lei bri­
tânica sobre o direito de autor) e do Irish Copyright Act 1963 (lei irlandesa sobre 
o direito de autor), a protecção do direito de autor sobre as suas listas de progra­
mas semanais, para se opor à sua reprodução por terceiros. 

As referidas listas indicam o conteúdo dos programas, o respectivo canal, as datas, 
horários e títulos de cada programa. São objecto de vários projectos sucessivos, 
cada vez mais precisos, até à aprovação definitiva da programação semanal, cerca 
de duas semanas antes da emissão. Nessa fase, as listas de programas tornam-se 
um produto comercializável, como indica a decisão (n.° 7). 

3 No que se refere mais especificamente ao presente caso, há que notar que a BBC 
se reservava o exclusivo da publicação das listas de programas semanais da BBC1 e 
da BBC2 na sua própria revista de televisão, a Radio Times, especializada na apre­
sentação dos seus programas. 

4 A BBC foi instituída no Reino Unido por alvará régio e exerce as suas actividades 
em matéria de radioteledifusão ao abrigo de uma autorização concedida pelo Se­
cretary of State for Home Affairs (ministro do Interior). Tem essencialmente por 
missão assegurar, enquanto serviço público, serviços de radioteledifusão destinados 
ao público em geral no Reino Unido. Por resolução de 8 de Janeiro de 1981, 
anexada à sua autorização, a BBC reconheceu ter por missão manter um nível 
geral elevado no que se refere à qualidade dos seus serviços e apresentar progra­
mas diversificados. Tem igualmente Dor obiecto. Dor forca do seu alvará, reunir. 

II-541 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

imprimir, editar, publicar, difundir e, de um modo geral, distribuir, gratuitamente 
ou não, toda a documentação susceptível de contribuir para a realização do seu 
objecto social. 

5 A BBC é financiada por uma taxa, que constitui a sua principal fonte de receitas, 
por subvenções e pelas suas próprias actividades comerciais, designadamente de 
edição, exercidas por meio da BBC Enterprises Ltd, que é sua filial a 100%. A 
título de ilustração, e segundo as informações que constam dos autos, os lucros 
obtidos antes de impostos, realizados pela BBC no decurso do exercício que termi­
nou em 31 de Março de 1988, foram da ordem de 1 198 milhões de UKL, prove­
nientes da taxa e das subvenções. Os lucros antes de impostos, obtidos durante o 
mesmo período pela BBC Enterprises Ltd, foram de 6,4 milhões de UKL, dos 
quais 4,2 milhões pela revista Radio Times. 

A este respeito, há que notar que a revista de televisão Radio Times é publicada 
com finalidades comerciais pela BBC Enterprises Ltd, sob controlo da sua socie-
dade-mãe, que determina igualmente a política geral prosseguida em matéria de 
autorizações para as suas listas de programas radiotelevisivos. Nessas condições, a 
Comissão considerou que as duas sociedades recorrentes (a seguir designadas co­
lectivamente por «BBC» ou «recorrente») deviam ser consideradas, a esse respeito, 
como uma única empresa para efeitos da aplicação do artigo 86.° no presente 
processo (ver n.° 19 da decisão impugnada). 

6 Aquando da adopção da decisão impugnada, a Radio Times publicava apenas as 
listas de programas televisivos da BBCl e da BBC2, completadas por fichas técni­
cas e sinopses, e os programas de rádio da BBC. Continha igualmente artigos de 
natureza geral ou informações, bem como um correio de leitores, que ocupavam 
cerca de um terço das páginas da revista, não contando com o espaço publicitário. 
Tendo em conta a diversidade das situações locais e regionais, eram publicadas 
semanalmente dezasseis edições da Radio Times. O preço de venda da revista era 
de 0,37 UKL ou de 0,52 IRL. Na Irlanda, eram vendidos semanalmente cerca de 
15 000 exemplares da Radio Times. Na Irlanda do Norte, as vendas semanais atin­
giam cerca de 75 000 exemplares, o que significa, remetendo para os documentos 
dos autos, que cerca de 2 5 % das famílias compravam a revista. Em conjunto com 
o guia televisivo publicado pela ITV, a TV Times, a Radio Times era uma das duas 
revistas semanais de maior tiragem no Reino Unido, onde era distribuída mais de 
9 7 % da sua tiragem semanal total, que em média excedia os 3 milhões de exem­
plares, segundo as indicações fornecidas pela recorrente. 

II - 542 



BBC / COMISSÃO 

7 Em relação a terceiros, a BBC praticava, no momento dos factos em causa, a 
seguinte política em matéria de informação sobre os seus programas. Distribuía 
gratuitamente, a pedido, à imprensa diária ou periódica, a programação das suas 
emissões, acompanhada de uma autorização, pela qual não eram cobrados direitos, 
que fixava as condições em que podiam ser reproduzidas essas informações. Os 
programas diários e, na véspera de dias feriados, os programas de dois dias conse­
cutivos podiam, assim, ser publicados nos jornais, ressalvadas determinadas condi­
ções referentes ao formato dessa publicação. As revistas semanais estavam ainda 
autorizadas a publicar os «destaques» da programação televisiva da semana. A 
BBC velava pelo rigoroso respeito das condições referidas na autorização, se ne­
cessário mediante acções judiciais contra as publicações que as não respeitassem. 

8 A editora Magill TV Guide Ltd (a seguir «Magill»), sociedade de direito irlandês, 
é uma filial a 100% da sociedade Magill Publications Holding Ltd. Foi criada com 
o objectivo de publicar na Irlanda e na Irlanda do Norte uma revista semanal, a 
Magill TV Guide, contendo informações relativas aos programas de televisão que 
os telespectadores dessa área podiam captar. Segundo as indicações fornecidas pe­
las partes, essa publicação iniciou-se em Maio de 1985. No início, a revista limi­
tava-se a dar informações sobre os programas de fim-de-semana da BBC, da RTE, 
da ITV e do Channel 4, bem como sobre os pontos fortes dos respectivos progra­
mas semanais. Foi na sequência da publicação, em 28 de Maio de 1986, de um 
número da Magill TV Guide que reproduzia a totalidade das listas de programas 
semanais de todos os canais de televisão que podem ser captados na Irlanda — 
incluindo a BBCl e a BBC2 — que o juiz irlandês intimou a sociedade Magill, em 
decisão de medidas provisórias proferida a pedido da BBC, da RTE e da ITP, a 
cessar a publicação das listas de programas semanais dessas três sociedades. Na 
sequência dessa intimação, a Magill pôs termo às suas actividades de edição. O 
mérito da causa foi parcialmente analisado pela High Court, que se pronunciou, 
em sentença proferida em 26 de Julho de 1989 pelo juiz Lardner, sobre o alcance, 
em direito irlandês, do direito de autor sobre as listas de programas. A este propó­
sito, a decisão desse tribunal tem o seguinte teor: «Os elementos de prova apresen­
tados convenceram-me de que as listas de programas televisivos semanais da BBC, 
tal como são publicadas pela Radio Times, constituem o produto final de um longo 
processo de planificação, preparação, arranjo e revisão, que implica uma grande 
actividade, uma vasta experiência e o exercício de competência técnica e qualida­
des de apreciação. São criação da BBC e, na minha opinião, constituem uma obra 
literária, na acepção de uma "compilação", segundo as secções 2 e 8 do Copyright 
Act 1963, ao abrigo do qual a BBC e a BBC Enterprises Limited demonstraram 
poder invocar o direito de autor na República da Irlanda» (ILRM 1990, p. 534, 
550). 

II - 543 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

9 Já anteriormente, em 4 de Abril de 1986, na perspectiva de publicar as listas sema­
nais completas, a Magill tinha apresentado uma denúncia à Comissão, nos termos 
do artigo 3.° do Regulamento n.° 17 do Conselho, de 6 de Fevereiro de 1962, 
primeiro regulamento de execução dos artigos 85.° e 86.° do Tratado (JO 1962, 
13, p. 204; EE 08 FI p. 22, a seguir «Regulamento n.° 17»), a fim de obter a 
declaração de que a ITP, a BBC e a RTE abusam da sua posição dominante ao 
recusar conceder autorizações para a publicação das respectivas listas de progra­
mas semanais. A Comissão decidiu iniciar o processo em 16 de Dezembro de 1987 
e enviou à BBC, no mês de Março de 1988, uma comunicação das acusações. Foi 
no termo desse processo que a Comissão adoptou, em 21 de Dezembro de 1988, a 
decisão ora impugnada. 

10 Na decisão, os produtos em causa são definidos do seguinte modo, quanto às três 
empresas em questão. Trata-se das listas de programas semanais publicadas pela 
ITP, pela BBC e pela RTE, bem como dos guias de televisão em que essas listas 
são publicadas (n.° 20, primeiro parágrafo, da decisão). Uma lista de programas 
comporta, segundo a definição da Comissão, «uma lista de programas a serem 
difundidos por ou em nome de uma organização de radiodifusão dentro de um 
determinado período de tempo, incluindo as seguintes informações: o título de 
cada programa a difundir, o canal, a data e a hora de transmissão» (n.° 7 da 
decisão). 

A Comissão conclui que, devido ao monopólio de facto dos organismos de radio-
teledifusão sobre as respectivas listas de programas semanais, os terceiros interessa­
dos na publicação de um guia semanal de televisão «estão, portanto, numa posição 
de dependência económica, característica de uma posição dominante». Além disso, 
prossegue a Comissão, esse monopólio é reforçado em termos de monopólio legal, 
na medida em que os mesmos organismos reivindicam a protecção do direito de 
autor sobre as respectivas listas semanais. Nestas condições, a Comissão observa 
que «não é possível existir concorrência de terceiros nesses mercados». Daí conclui 
que «a ITP, a BBC e a RTE detêm, cada uma delas, uma posição dominante na 
acepção do artigo 86.°» (n.° 22 da decisão). 

1 1 Para determinar a existência de um abuso, a decisão baseia-se mais especifica­
mente no disposto no segundo parágrafo, alínea b), do artigo 86.° do Tratado, nos 
termos do qual existe um abuso quando uma empresa que ocupa uma posição 
dominante limita a produção ou a distribuição em prejuízo dos consumidores 
(n.° 23, primeiro parágrafo, da decisão). Especificamente, a Comissão considera 

II - 544 



BBC / COMISSÃO 

existir no mercado uma «substancial procura potencial... de guias TV gerais» (ibi­
dem, quarto parágrafo). A Comissão verifica que ao utilizar a sua posição domi­
nante «para impedir a introdução de um novo produto no mercado, isto é, um 
guia TV semanal geral», a recorrente abusa dessa posição. Acrescenta que outro 
elemento de abuso se traduz no facto de a recorrente reservar para si, graças à 
política de que é acusada em matéria de informação sobre os seus programas, o 
mercado derivado dos guias de televisão semanais para esses programas (n.° 23 da 
decisão). 

Nestas condições, a Comissão recusa a ideia de que os factos denunciados se justi­
ficam pela protecção do direito de autor, declarando que, neste caso, a ITP, a 
BBC e a RTE «utilizam de facto os direitos de autor como um instrumento do 
abuso, de um modo que não integra o âmbito do objecto específico deste direito 
de propriedade intelectual» (n.° 23, penúltimo parágrafo). 

12 Quanto às medidas destinadas a pôr termo à infracção, o artigo 2.° do dispositivo 
da decisão tem o seguinte teor: «A ITP, a BBC e a RTE devem imediatamente pôr 
termo à violação, tal como referida no artigo 1.°, mediante o fornecimento recí­
proco e a terceiros, a pedido e numa base não discriminatória, das suas listas indi­
viduais antecipadas de programação semanal e autorizando a sua publicação por 
esses terceiros. Esta exigência não abrange as informações adicionais aos próprios 
programas, tal como são definidos na presente decisão 1. Se optarem por fornecer e 
permitir a reprodução da sua programação através de licenças, as eventuais royal­
ties exigidas pela ITP, pela BBC e pela RTE deverão ser de um montante razoá­
vel 2. Além disso, a ITP, a BBC e a RTE podem incluir em quaisquer licenças 
concedidas a terceiros as condições que considerem necessárias para assegurar uma 
cobertura global de alta qualidade de todos os seus programas, incluindo os de 
interesse minoritário e/ou regional e os de conteúdo cultural, histórico e educa­
tivo. Por conseguinte, deve exigir-se às partes que, no prazo de dois meses a con­
tar da notificação da presente decisão, apresentem propostas para aprovação pela 
Comissão das condições em que consideram que os terceiros devem ser autoriza­
dos a publicar as listas antecipadas da programação semanal que constituem o ob­
jecto da presente decisão.» 

13 Simultaneamente com o presente recurso de anulação da decisão, a recorrente pe­
diu, por requerimento apresentado no mesmo dia, isto é, em 10 de Março de 1989, 
a suspensão da execução dos artigos 1.° e 2.° da referida decisão. Por despacho de 
11 de Maio de 1989, o presidente do Tribunal de Justiça ordenou «a suspensão da 

1 — NT: Parte omissa na versão oficial portuguesa da decisão. 
2 — NT: E nao, «se escolherem faze-lo através de licenças, considera-se razoável a exigencia de royalties por parte da ITP, da BBC e 

da RTE», como consta da versão oficial portuguesa. 

II - 545 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

execução do artigo 2.° da decisão impugnada, na medida em que obriga as recor­
rentes a pôr imediatamente termo à violação constatada pela Comissão mediante o 
fornecimento recíproco e a terceiros, a pedido, e numa base não discriminatória, 
das suas listas individuais antecipadas de programação semanal e autorizando a sua 
publicação por esses terceiros». Quanto ao mais, os pedidos de medidas provisórias 
foram indeferidos (n.° 20, 76/89, 77/89 e 91/89 R, Colect., p. 1141). 

No âmbito do presente recurso de anulação da decisão, o Tribunal de Justiça ad-
mitiu, por despacho de 6 de Julho de 1989, a intervenção da sociedade Magill em 
apoio dos pedidos da Comissão. A fase escrita do processo correu parcialmente os 
seus termos perante o Tribunal de Justiça, que remeteu o processo ao Tribunal de 
Primeira Instância por despacho de 15 de Novembro de 1989, em aplicação do 
disposto no n.° 1 do artigo 3.° e no artigo 14.° da decisão do Conselho de 24 de 
Outubro de 1988 que institui um Tribunal de Primeira Instância das Comunidades 
Europeias. Com base no relatório preliminar do juiz-relator, o Tribunal de Pri­
meira Instância decidiu, no termo da fase escrita do processo, iniciar a fase oral 
sem instrução prévia. 

Pedidos das partes 

14 A BBC, recorrente, conclui pedindo que o Tribunal se digne : 

— anular a decisão, na medida em que se aplica à BBC; 

— a título subsidiário, declarar que a Comissão não tem, em direito comunitário, 
competência para ordenar à BBC que forneça a terceiros, sejam estes quais 
forem, as suas listas antecipadas de programação semanal e lhe ordenar que 
autorize a sua reprodução nem em condições aprovadas pela Comissão nem em 
quaisquer outras condições, designadamente sob a forma da concessão de li­
cenças; 

— condenar a Comissão nas despesas. 

A Comissão, recorrida, conclui pedindo que o Tribunal se digne: 

— negar provimento ao recurso; 

II - 546 



BBC / COMISSÃO 

— condenar a recorrente no pagamento das despesas efectuadas pela Comissão. 

Quanto ao pedido de anulação da decisão na sua globalidade 

15 A recorrente invoca a violação do artigo 86.° do Tratado e a insuficiência da 
fundamentação em apoio do seu pedido de anulação da decisão, na medida em 
que esta dá por verificada uma infracção ao referido artigo. 

— Quanto à violação do artigo 86. ° do Tratado e à insuficiência da fundamentação 

— Argumentos das partes 

16 No que se refere à condição de aplicação do artigo 86.° do Tratado relativa à 
detenção de uma posição dominante, a recorrente contesta a definição do mercado 
em causa acolhida na decisão. Contrariamente ao que a Comissão afirma, consi­
dera que os produtos a ter em consideração para apreciar a sua posição no mer­
cado, nos termos do artigo 86.°, não são as listas dos seus programas semanais e 
os guias da televisão em que estas são publicadas, mas os serviços de radioteledifu-
são. Com efeito, a recorrente considera que a sua missão de serviço público de 
radioteledifusão não consiste apenas em elaborar as listas de programas aquando 
da planificação das emissões, mas igualmente em divulgar de forma tão vasta 
quanto possível informações sobre os seus programas. A publicação da revista Ra­
dio Times respondia, assim, às exigências da missão de serviço público da BBC, 
assegurando uma apresentação exaustiva das suas emissões, servindo os interesses 
das regiões e das minorias e estando disponível no mercado a um preço razoável. 

A este respeito, a recorrente alega não deter uma posição dominante no mercado 
do fornecimento dos serviços de radiotelevisão. Recorda que o principal organismo 
de teledifusão na Irlanda é a RTE e que a recepção dos programas da BBC nesse 
país é fortuita. Quanto à Irlanda do Norte, a BBC encontrar-se-ia aí confrontada 
com uma forte concorrência por parte das empresas de televisão privada. 

17 Todavia, a recorrente acrescenta, a título subsidiário, que, caso, contrariamente à 
sua tese, o mercado dos serviços de radiotelevisão não seja visto como o mercado 
em causa, este deve ser definido como o mercado da informação sobre os progra­
mas televisivos em geral. Com efeito, a recorrente considera que múltiplas fontes 

II - 547 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

de informações sobre os programas televisivos, como a imprensa diária ou sema­
nal, os programas de anuncio, os serviços de teletexto e o conhecimento prévio dos 
horarios dos programas, podem substituir os guias de televisão, como demonstra, 
designadamente, o facto de um número relativamente pouco importante de irlan­
deses comprar a Radio Times. As revistas de televisão não constituiriam, pois, um 
mercado distinto do da informação sobre os programas em geral. 

Quanto a esse aspecto, a recorrente observa que não detém uma posição domi­
nante no mercado da informação sobre os programas televisivos em geral, na me­
dida em que apenas uma pequena proporção dos telespectadores compra guias 
semanais como a Radio Times. Explica que, para a maioria dos telespectadores, as 
informações sobre os programas, difundidas designadamente na imprensa diária ou 
semanal, permitem substituir largamente as revistas semanais de televisão. 

Após ter exposto a sua tese, a recorrente contesta a argumentação da Comissão 
referente à existência de um mercado constituído pelas listas dos seus programas. 
Começa por afirmar que o seu monopólio de facto ou de direito sobre as suas 
próprias listas de programas, que mais não é, esclarece, do que a consequência do 
seu direito de autor e do exercício desse direito pelo seu titular, não gera, em si 
mesmo, uma posição dominante, na acepção do artigo 86.° Invoca, a este respeito, 
o acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça em 8 de Junho de 1971, Deutsche 
Grammophon, n.° 16 (78/70, Recueil, p. 487). Após esta observação preliminar, a 
recorrente afirma, em especial, jamais ter existido uma revista semanal geral de 
televisão no mercado geográfico em causa. O que significaria que nenhum terceiro 
se encontra efectivamente, no que se refere às listas semanais dos programas da 
BBC, numa situação de dependência económica característica da existência de uma 
posição dominante. Daí conclui a recorrente que a simples existência de «poten­
ciais editores» num mercado das revistas gerais semanais de televisão, que consi­
dera puramente hipotético, não permite estabelecer a existência de uma posição 
dominante na acepção do artigo 86.° 

18 A recorrente contesta ainda a análise que levou a Comissão a declarar o carácter 
abusivo, na acepção do artigo 86.°, da sua política em matéria de informação so­
bre os seus programas. A título principal, afirma que, ao reservar para si a exclusi­
vidade da reprodução e da primeira comercialização das suas listas de programas, 
agiu dentro dos limites do objecto específico do seu direito de autor, o que em 
caso algum pode constituir um abuso na acepção do artigo 86.° A título subsidiá­
rio, sustenta que, ainda que os actos incriminados fossem susceptíveis de constituir 

II - 548 



BBC / COMISSÃO 

um abuso, não se demonstrou que possam ser assim qualificados no presente caso. 
O raciocínio da recorrente articula-se em quatro partes. 

19 A recorrente invoca, em primeiro lugar, o seu direito de autor sobre as suas pró­
prias listas de programas na Irlanda e na Irlanda do Norte. Remetendo para os 
acórdãos do Tribunal de Justiça de 5 de Outubro de 1988, Volvo (238/87, Co-
lect., p. 6211), e de 14 de Setembro de 1982, Keurkoop (144/81, Recueil, 
p. 2853), recorda que, no estado actual do direito comunitário e na falta de uma 
unificação no âmbito da Comunidade ou de uma aproximação das legislações na­
cionais, compete ao legislador nacional fixar as condições e as modalidades da 
protecção do direito de autor e, designadamente, determinar os produtos que be­
neficiam dessa protecção. A recorrente recorda que as listas de programas, tal 
como foram definidas pela Comissão no n.° 7 da decisão, estão protegidas pelo 
direito de autor nos dois territórios em questão. Remete, a este propósito, para os 
acórdãos proferidos pela High Court de Inglaterra e do País de Gales, no processo 
BBC e ITP/Time Out Limited (1984, FSR, p. 64), e pela High Court da Irlanda, 
no processo RTE, BBC e ITP/Magill, já referidos. Sublinha que, de acordo com 
as legislações britânica e irlandesa, o direito de autor comporta designadamente, 
para o seu titular, o direito de se opor à reprodução e à publicação da obra. 

20 Nesta perspectiva, a recorrente refere, em segundo lugar, que, segundo jurispru­
dência constante do Tribunal de Justiça, o simples facto de uma empresa se preva­
lecer, ao abrigo do direito nacional, da protecção do objecto específico de um 
direito de propriedade intelectual não constitui uma «exploração abusiva» na acep­
ção do artigo 86.° A este respeito, remete em especial para o acórdão Volvo, já 
referido, n.° 8. O Tratado, explica, invocando o acórdão proferido pelo Tribunal 
de Justiça em 6 de Outubro de 1982, Coditel (262/81, Recueil, p. 3381), e as 
conclusões do advogado-geral Reischl, não prejudica o objecto específico dos di­
reitos de propriedade intelectual conferidos pelas legislações dos Estados-membros. 
No que se refere ao objecto específico do direito de autor, em causa nos presentes 
autos, a recorrente esclarece que ele comporta necessariamente o direito exclusivo 
de reproduzir e publicar a obra protegida, bem como o recurso às correspondentes 
vias jurisdicionais (acórdão do Tribunal de Justiça de 17 de Maio de 1988, Warner 
Brothers, n.° 13, 158/86, Colect., p. 2605). 

21 Tendo em conta as considerações que antecedem, a recorrente afirma, em terceiro 
lugar, que, ao recusar autorizar a publicação das suas listas de programas semanais 
e ao intentar um processo judicial contra a sociedade Magill, se limitou a proteger 

II - 549 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

o objecto específico do seu direito de autor sobre as suas próprias listas de progra­
mas. A apreciação da Comissão, segundo a qual as práticas anteriormente referidas 
não integram «o âmbito do objecto específico (do direito de autor)», seria, por­
tanto, manifestamente errada. 

22 Acresce ainda que a instituição recorrida não teria cumprido a sua obrigação de 
fundamentar a decisão, em violação do artigo 190.° do Tratado, tal como foi in­
terpretado pelo Tribunal de Justiça no seu acórdão de 26 de Novembro de 1975, 
Papiers peints/Comissão (73/74, Recueil, p. 1491). A recorrente censura à Comis­
são, por um lado, não ter precisado, na sua decisão, o que entende por «àmbito do 
objecto específico (do direito de autor)» e, por outro, não ter indicado as razões 
pelas quais considerou, contrariamente — segundo a recorrente — a uma jurispru­
dência assente, consagrada no já referido acórdão Volvo, que o comportamento 
incriminado exorbitava do objecto específico do direito de autor. Quanto a este 
aspecto, a recorrente observa, em especial, que a decisão não faz referência a qual­
quer circunstância excepcional do tipo da referida no n.° 9 (reproduzido adiante, 
no n.° 33) do acórdão Volvo, ja referido, e que permita estabelecer, eventual­
mente, o carácter abusivo do exercício de um direito de propriedade intelectual 
pelo seu titular. No entendimento da recorrente, a natureza irregular dessa falta de 
fundamentação resulta, em especial, do facto de, na decisão, a Comissão ter, pela 
primeira vez, posto em causa o direito exclusivo de reprodução e de primeira co­
mercialização do objecto protegido pelo direito de autor. 

23 Finalmente, em quarto lugar, a recorrente sustenta a título subsidiário que, ainda 
que, contrariamente à sua tese anteriormente exposta, os actos incriminados fos­
sem ainda assim susceptíveis de constituir uma exploração abusiva de posição do­
minante, a Comissão não provou a existência de tal abuso. Com efeito, a Comis­
são não fez prova de que o conjunto dos consumidores sofreu efectivamente um 
prejuízo, na acepção do artigo 86.°, segundo parágrafo, alínea b), devido à inexis­
tência de um guia semanal geral de televisão, em razão da política de concessão de 
autorizações praticada pela recorrente. A recorrente nota que a simples recusa da 
parte do titular de um direito de autor de participar na criação de um novo pro­
duto, isto é, no caso vertente, uma revista geral de televisão, não pode constituir 
um abuso pelo facto de a Comissão considerar que esse produto corresponde a 
uma certa procura. Alega, a este respeito, com base no acórdão do Tribunal de 
Justiça de 29 de Junho de 1978, BP/Comissão (77/77, Recueil, p. 1513), que, na 
falta de prova de um prejuízo sofrido pelos consumidores, não compete à Comis­
são fazer com que o seu entendimento prevaleça sobre a política legitimamente 
prosseguida pela recorrente. 

II - 550 



BBC / COMISSÃO 

24 Ņ o que se refere à condição de aplicação do artigo 86.° referente à afectação do 
comércio entre os Estados-membros, a recorrente limita-se a referir que, no seu 
acórdão de 26 de Julho de 1989, já referido, a High Court considerou que a 
Magill não provara a existência de um efeito importante ou sensível da política da 
BBC, em matéria de informações relativas aos seus programas, no comércio entre 
os Estados-membros. 

25 A Comissão rejeita toda a argumentação aduzida pela recorrente no que se refere 
à violação do artigo 86.° e à insuficiência de fundamentação. 

26 Para provar a existência de uma posição dominante, a Comissão retoma os argu­
mentos que serviram de base à fundamentação da decisão. Afirma, em substância, 
que cada uma das recorrentes detém uma posição dominante em dois mercados 
limitados. O primeiro diz respeito às suas próprias listas de programas para a se­
mana seguinte, cujo monopólio a recorrente detém. O segundo é o mercado das 
revistas semanais de televisão, que constitui, segundo a Comissão, um submercado 
distinto do mercado geral das publicações diárias e semanais, dado que é o único a 
oferecer um produto — concretamente, informações completas sobre os programas 
semanais da BBC — para o qual existe uma procura específica. A Comissão subli­
nha a este respeito que, no momento dos factos, a Irlanda e o Reino Unido eram 
os únicos Estados-membros onde não existia qualquer guia semanal geral de televi­
são susceptível de entrar em concorrência com a revista Radio Times, que desse 
modo se encontrava numa situação de monopólio. 

27 Para demonstrar a natureza abusiva do comportamento censurado, a Comissão 
desenvolve o seu raciocínio a partir da premissa — que expressamente admitiu na 
audiência — de que as listas de programas beneficiam, em direito interno, da pro­
tecção do direito de autor. Sustenta, em primeiro lugar, que, mesmo nessas condi­
ções, as políticas e práticas em litígio prosseguidas pela recorrente não estão abran­
gidas pela protecção do direito de autor, tal como é reconhecida em direito comu­
nitário. 

28 Nesta perspectiva, a Comissão começa por chamar a atenção, de modo geral, para 
a incompatibilidade com as normas comunitárias de um direito nacional que con­
sagra a existência do direito de autor sobre as listas de programas. Recorda previa-

II-551 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

mente que, segundo jurisprudência assente, a indústria da televisão está sujeita às 
normas comunitárias (ver, designadamente, o acórdão do Tribunal de Justiça de 
6 de Outubro de 1982, Coditei, 262/81, já referido). Sublinha que uma regula­
mentação nacional que instituísse um direito de autor sobre as listas de programas 
permitiria às sociedades de radioteledifusão utilizar um monopólio legal legítimo 
em matéria de difusão dos programas radiotelevisivos numa determinada frequên­
cia, para manter um monopólio ilegítimo no mercado anexo, situado a jusante, das 
publicações desses programas semanais, e opor-se, desse modo, ao aparecimento 
de um produto concorrente de um novo tipo, sob a forma de um guia geral de 
televisão. A protecção das listas de programas pelo direito de autor criaria ainda 
um obstáculo à realização do mercado único dos serviços de radioteledifusão, ba­
seado no artigo 59.° do Tratado. Com efeito, na falta de um mercado único de 
informação sobre os programas, o direito dos consumidores de beneficiarem de 
uma «televisão sem fronteiras» ficaria comprometido, dado que os telespectadores, 
pouco inclinados a comprar um grande número de revistas contendo, respectiva­
mente, a programação de uma única estação, estariam igualmente menos tentados 
a ver programas, designadamente em língua estrangeira, sobre os quais possuem 
poucas informações. 

29 A Comissão recorda que, para resolver o conflito referido no número anterior 
entre, por um lado, o direito de autor e, por outro, as normas relativas designada­
mente à livre concorrência, a via a seguir consiste, segundo jurisprudência assente, 
em identificar, em cada caso concreto, o «objecto específico» do direito de pro­
priedade intelectual, único que merece protecção especial no ordenamento jurídico 
comunitário e justifica por essa razão certas derrogações às normas comunitárias. 
Para esse efeito, a Comissão convida, antes de mais, a que nos interroguemos 
sobre a legitimidade e as razões subjacentes à manutenção, que qualifica de invul­
gar, de um direito de autor sobre as listas de programas. Segundo a instituição 
recorrida, deve, com efeito, apreciar-se no presente caso o «valor» ou o «bem 
fundado» do direito de autor sobre as listas semanais, em relação aos objectivos 
normalmente atribuídos a esse direito. Nesta óptica, precisa a Comissão, é necessá­
rio designadamente ter em consideração a natureza do bem protegido, nos seus 
aspectos tecnológico, cultural ou inovador, bem como os objectivos e a justifica­
ção, em direito interno, do direito de autor sobre as listas (ver, designadamente, os 
acórdãos do Tribunal de Justiça de 8 de Junho de 1982, Nungesser/Comissão, 
258/78, Recueil, p. 2015; de 6 de Outubro de 1982, Coditei, 262/81, já referido; 
de 30 de Junho de 1988, Thetford, n.°s 17 a 21, 35/87, Colect., p. 3585; e de 
17 de Maio de 1988, Warner Brothers, n.°s 10 a 16, 158/86, já referido). 

30 Aplicando os critérios que acabam de ser enunciados, a Comissão argumenta que, 
no presente caso, as listas de programas não apresentam em si mesmas qualquer 

II - 552 



BBC / COMISSÃO 

natureza secreta, inovadora ou que se prenda com a investigação. Pelo contrário, 
constituem simples informações factuais e não podem, portanto, estar protegidas 
pelo direito de autor. O esforço criativo necessário para a sua elaboração é, com 
efeito, directamente recompensado pela importância da audiência das emissões. E 
a violação, feita pela decisão, do direito de autor sobre as listas de programas de 
modo algum afecta a actividade de radioteledifusão, que é distinta da da publica­
ção. Recordando as conclusões do advogado-geral Mischo no processo Thetford, 
já referido, a Comissão observa que a manutenção do direito de autor sobre as 
listas de programas apenas se pode explicar pela vontade de «reservar um monopó­
lio» ao seu titular. 

31 Em segundo lugar, após ter sustentado, como acaba de ser exposto, que a protec­
ção das listas de programas pelo direito de autor não corresponde à função essen­
cial deste direito, a Comissão sublinha a natureza abusiva da política da recorrente 
em matéria de informação sobre os seus programas semanais. Denuncia particular­
mente a natureza abusiva da recusa arbitrária, isto é, sem justificação que se 
prenda com as exigências do segredo, da investigação e do desenvolvimento ou 
com outras considerações objectivamente verificáveis, de autorizar a Magill e ou­
tros «potenciais concorrentes» no mercado das revistas semanais de televisão a pu­
blicar essas informações, com a única finalidade de impedir o aparecimento de 
todo e qualquer produto concorrente. 

32 A este respeito, a Comissão sustenta, nas suas observações, que a política seguida 
pela recorrente, em matéria de concessão de autorizações, estabelece uma discrimi­
nação «contra um novo produto surgido sob a forma de uma revista geral que 
faria concorrência à revista de cada uma das (sociedades em questão)», ou, por 
outras palavras, «contra a Magill e outros potenciais concorrentes no mercado que 
oferecessem revistas semanais gerais». A Comissão precisa igualmente a este res­
peito que, «se os organismos de radioteledifusão tivessem decidido, fosse por que 
razão fosse, não distribuir a ninguém informações sobre os programas previstos, a 
análise poderia ser diferente; mas distribuem-nos a duas categorias de agentes eco­
nómicos: aos seus próprios periódicos com leitores certos e às publicações diárias 
que não fazem concorrência a esses periódicos. Estes factores indicam que a recusa 
de autorizar a publicação por outras empresas é arbitrária e discriminatória». Esse 
caracter arbitrário é corroborado pelo facto de a BBC proceder a uma discrimina­
ção em relação às revistas gerais de televisão publicadas em certos Estados-mem-
bros, mas não se opor a tais publicações na Bélgica e nos Países Baixos. 

II - 553 



ACÓRDÃO DE 1O. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

33 Além disso, a Comissão invoca em apoio da sua tese os acórdãos proferidos pelo 
Tribunal em 5 de Outubro de 1988, nos processos Volvo, n.° 9 (238/87, já refe­
rido) e O C R A , n.° 16 (dito «Renault», 53/87, Colect., p. 6039). Cita, em espe­
cial, o n.° 9 do acórdão Volvo, que tem o seguinte teor: «o exercício do direito 
exclusivo pelo titular de um modelo industrial relativo a painéis de carroçaria de 
veículos automóveis pode ser proibido pelo artigo 86.° se der origem, por parte de 
uma empresa em posição dominante, a certos comportamentos abusivos, tais como 
a recusa arbitrária de fornecer peças sobresselentes a garagens independentes, a 
fixação dos preços das peças sobresselentes a um nível não equitativo ou a decisão 
de deixar de produzir peças sobresselentes para um determinado modelo, apesar 
de muitos veículos desse modelo ainda continuarem a circular, desde que esses 
comportamentos possam afectar o comércio entre os Estados-membros». Segundo 
a Comissão, o comportamento censurado à recorrente está próximo da recusa ar­
bitrária, a que se refere o Tribunal de Justiça nos acórdãos citados, do titular do 
modelo industrial de fornecer peças sobresselentes a garagens independentes, tribu­
tárias desse fornecimento para o prosseguimento das suas actividades. Com efeito, 
ao recusar autorizar designadamente a sociedade Magill a publicar as suas listas 
semanais, a recorrente colocou um obstáculo à sua actividade de edição de revistas 
gerais de televisão. 

Na mesma ordem de ideias, a Comissão afirma igualmente que o comportamento 
censurado à BBC se distingue do que o Tribunal de Justiça considerou lícito no 
acórdão Volvo, já referido. Com efeito, resulta desse acórdão (n.° 11) que o facto 
de um construtor automóvel, titular de um direito de modelo industrial regisudo, 
reservar para si o fabrico da totalidade das peças sobresselentes para os seus veícu­
los não constitui em si um abuso. Concretamente, a Comissão sublinha o facto de 
que o mercado das peças sobresselentes era o principal sector de actividade da 
empresa Volvo. Pelo contrário, a BBC explorou uma posição dominante num mer­
cado (o mercado da informação sobre os seus programas), que se insere no seu 
principal sector de actividade, a radioteledifusão, a fim de obter vantagens no mer­
cado da edição, que constitui um sector económico distinto, situado a jusante. 
Acresce que o prejuízo sofrido pelos consumidores, que não podiam dispor de um 
novo produto, isto é, uma revista geral de televisão, para o qual existia grande 
procura, constitui um factor agravante que transforma em abuso a política da re­
corrente em matéria de informação sobre os seus programas semanais. Em contra­
partida, a Comissão sublinha que, no processo Volvo, os consumidores podiam 
obter peças sobresselentes e era possível uma concorrência entre as garagens inde­
pendentes e mesmo entre os vários construtores, cuja clientela tinha a possibilidade 
de se reorientar para outras marcas caso as peças sobresselentes se tornassem de­
masiado caras ou pouco disponíveis no mercado. 

II - 554 



BBC / COMISSÃO 

34 A Comissão refuta ainda a argumentação da recorrente que se baseia nas suas 
obrigações de serviço público. Considera, com efeito, que incumbia à BBC adaptar 
o conteúdo e a apresentação da Radio Times caso o considerasse adequado. 

35 A Comissão refere a inda que a sua análise quan to à ut i l ização abusiva d o direi to 
de au to r se aplica igualmente a situações diferentes da d o caso em apreço , em 
matér ia , p o r exemplo , de software pa ra computadores . 

36 Para provar que o comportamento incriminado é susceptível de afectar o comércio 
entre os Estados-membros, a Comissão alega que o efeito no comércio entre a 
Irlanda e o Reino Unido deve ser determinado por referência, designadamente, ao 
volume comercial que apresentam, potencialmente, as revistas gerais. Refere que a 
existência de um fluxo comercial potencial de guias de televisão entre a Irlanda e a 
Irlanda do Norte é confirmada pelas afirmações de um perito da BBC, na audição 
da recorrente. Com efeito, ele explicou as reticências da recorrente, no que se 
refere à publicação de guias gerais, pelo receio de que tais guias, publicados em 
língua inglesa e contendo, designadamente, os programas da BBC, sejam importa­
dos para o Reino Unido. 

37 P o r seu lado, a interveniente, a sociedade Magil l , sublinha que , nesta fase d o p r o ­
cesso, a H i g h C o u r t já declarou que , em direi to ir landês, as listas de p rogramas 
beneficiam da protecção do direito de autor e que a Magill violou esse direito. Por 
conseguinte, o resultado do processo que a opõe à BBC, à ITP e à RTE, perante o 
juiz irlandês, dependerá das respostas dadas pelo juiz comunitário à questão da 
compatibilidade com o direito comunitário das práticas censuradas na decisão da 
Comissão. A Magill recorda que os efeitos resultantes dos despachos de medidas 
provisórias de 1986, bem como as despesas efectuadas com os processos no tribu­
nal nacional, a impossibilitaram de prosseguir as suas actividades e de continuar a 
concorrer no mercado com a BBC, a ITP e a RTE. 

38 Além disso, a Magill apoia o conjunto das observações da Comissão. Refuta a 
interpretação oferecida pela recorrente, segundo a qual a decisão impõe a conces­
são de licenças obrigatórias. A este respeito, sublinha a importância do consenti­
mento do titular do direito de autor. Segundo a Magill, «se não fosse concedida 
nenhuma autorização a terceiros... (a) recorrente poderia verdadeiramente susten-

II - 555 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

tar que mais não faz do que explorar em seu benefício o direito exclusivo de que é 
titular». Pelo contrário, a partir do momento em que a recorrente aceita conceder 
autorizações para a reprodução das informações referentes aos seus programas 
diários, não pode, segundo a Magill, utilizar o seu direito de autor para obstar à 
publicação das suas listas semanais por terceiros. 

39 A Magill afirma igualmente que o comportamento censurado é abusivo, na acep­
ção do artigo 86.°, «precisamente porque foi concebido de modo idêntico pelos 
três organismos nacionais de televisão, de forma a impor a todos os meios de 
informação com eles concorrentes no conjunto do território de dois Estados-mem-
bros um regime uniforme destituído de justificação objectiva, com a finalidade de 
proteger uma parte do mercado de que se apropriaram em benefício das suas três 
publicações próprias». A Magill considera que esse regime comum se funda num 
acordo tácito. 

40 A recorrente responde que a Comissão invoca, perante o Tribunal de Primeira 
Instância, factos e elementos novos que não figuram nem na comunicação das 
acusações nem na decisão. A Comissão teria violado, desse modo, os direitos de 
defesa, quer no âmbito do processo administrativo, quer perante o Tribunal de 
Primeira Instância (acórdãos do Tribunal de Justiça de 4 de Julho de 1963, Alema­
nha/Comissão, 24/62, Recueil, p. 129; e de 15 de Março de 1967, Cimenteries 
CBR/Comissão, 8/66 a 11/66, Recueil, p. 93). 

A recorrente sustenta, em especial, que a argumentação da recorrida, que assenta 
em pôr em causa a compatibilidade, com o direito comunitário, da legislação na­
cional que prevê a protecção das listas de programas pelo direito de autor, é inad­
missível na fase do processo judicial, devido à sua novidade. Nesta perspectiva, 
sublinha a inadmissibilidade do argumento segundo o qual o direito de autor sobre 
as listas de programas constitui um «direito de autor sobre factos e ideias». De 
igual modo, seriam inadmissíveis as alegações da Comissão referentes à natureza 
arbitrária e discriminatória do comportamento censurado, alegações essas que tam­
bém não figuram nem na comunicação das acusações nem na decisão. Quanto a 
este último aspecto, a recorrente observa que os fundamentos expostos no n.° 23 
da decisão, admitindo que fossem correctos, não seriam infirmados se a BBC 
nunca tivesse concedido uma autorização a terceiros. Isso prova que a decisão não 
se funda na verificação de uma discriminação. Por conseguinte, no entendimento 
da recorrente, a existência de uma discriminação não pode justificar a decisão, 
uma vez que não constitui o fundamento desta. Acresce que a recorrente contesta 
a admissibilidade do fundamento, unicamente invocado pela Magill, baseado na 
alegada existência de um acordo tácito entre a BBC, a ITP e a RTE. O referido 

II - 556 



BBC / COMISSÃO 

fundamento, nota a recorrente, baseia-se numa violação do n.° 1 do artigo 85.° 
do Tratado e, portanto, é inadmissível. 

41 Quanto ao mérito, a recorrente observa que, no que se refere à natureza pretensa­
mente abusiva da sua política em matéria de autorizações, a Comissão não aborda 
a dificuldade inerente ao facto de a recusa de autorizar a reprodução das listas de 
programas não poder constituir um abuso, uma vez que tal solução implicaria «a 
perda, para o titular, da substância do seu direito exclusivo». A este respeito, a 
natureza do bem protegido pelo direito de autor e o valor relativo deste não têm 
relevância para a apreciação do alcance desse direito. A recorrente nota, com 
efeito, que o objecto essencial e a justificação do direito de autor são os mesmos, 
quer os produtos protegidos sejam ou não inéditos ou se prendam com o «segredo 
dos negócios» ou com uma actividade de investigação. Assim, a regulamentação 
relativa ao direito de autor na Irlanda e no Reino Unido não toma em considera­
ção a natureza, segundo a expressão da Comissão, «banal» ou não da obra, o que, 
de resto, considera a recorrente, releva de uma apreciação puramente subjectiva. 
De igual modo, o facto de a BBC autorizar gratuitamente numerosos terceiros a 
divulgar diariamente elementos de informação protegidos pelo direito de autor não 
só não significa que essas informações tenham pouco valor ou não constituam um 
bem «precioso», mas não tem também qualquer relevância para efeitos da aprecia­
ção do alcance do direito de autor que os protege. 

42 A recorrente rejeita ainda a tese da Comissão, relativa à sua pretensa «política 
discriminatória de concessão de autorizações», que consistiria em reservar a auto­
rização de publicar os elementos protegidos para certas categorias de terceiros e 
excluir, dentre estes, os que pretendam publicar uma revista geral semanal de tele­
visão. Após ter precisado que a discriminação se define essencialmente como uma 
diferença de tratamento de situações objectivamente similares, contesta a natureza 
discriminatória da sua política, afirmando estar disposta a conceder autorizações a 
qualquer jornal, periódico ou revista, nas condições que até agora aplicou. Na 
mesma ordem de ideias, rejeita o argumento aduzido pela interveniente, segundo o 
qual o comportamento em causa excedeu o objecto específico do direito de autor, 
uma vez que, após ter consentido na publicação das suas listas de programas por 
parte de terceiros, a BBC restringiu as condições em que estes as podiam publicar. 
A recorrente expõe a este respeito que, juridicamente, um titular de um direito de 
autor que prossiga uma política liberal e conceda autorizações em certas condições 
não fica sujeito, por esse facto, à obrigação de conceder autorizações sem quais­
quer restrições. 

II - 557 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

43 A recorrente contesta igualmente a acusação de arbitrariedade. Observa que o di­
reito de autor tem por objecto essencial permitir ao seu titular opor-se à reprodu­
ção, sem o seu consentimento, por terceiros, dos elementos protegidos, sem ter de 
justificar essa posição por uma «consideração objectivamente verificável». Recorda, 
todavia, que a sua política é objectivamente justificada. Com efeito, a conjugação 
das diversas fontes de informação sobre os seus programas, disponíveis no mer­
cado, e da publicação da Radio Times no âmbito da sua missão geral de serviço 
público (ver n.° 16, supra) seria a melhor maneira de responder às necessidades e 
às exigências do público. A recorrente sustenta a este respeito que a continuação 
da publicação da Radio Times deixaria provavelmente de ser rentável comercial­
mente, na sua forma actual de guia especializado nos programas da BBC, caso 
fossem publicados na Irlanda e no Reino Unido guias gerais semanais. 

44 Ao contrário da recorrente, a Comissão considera que os argumentos jurídicos e 
de facto que ela aduz no âmbito do presente processo se limitam a amplificar, 
clarificar e reforçar as considerações subjacentes aos fundamentos da sua decisão, 
com os quais coincidem, pois, perfeitamente. Mesmo que assim não fosse, a Co­
missão considera que tal não afectaria de modo algum, e contrariamente ao que 
alega a recorrente, os seus direitos de defesa quer no Tribunal de Primeira Instân­
cia quer no processo administrativo, mas quando muito teria podido conduzir a 
uma insuficiência ou a um erro de fundamentação da decisão, o que não é o caso. 
A instituição recorrida recorda, com efeito, que o Tribunal de Justiça decidiu não 
ser necessário «fundamentar de maneira independente e exaustiva» cada uma das 
partes de uma decisão quando «possa ser deduzida fundamentação suficiente do 
contexto de todas as considerações invocadas em apoio do conjunto da decisão» 
(acórdão de 20 de Março de 1957, Geitling/Alta Autoridade, 2/56, Recueil, p. 9, 
36). N o caso vertente, os principais pontos da matéria de facto e de direito que 
estão na base da decisão, embora expostos de forma sucinta, foram claramente 
explicitados. 

45 Em particular, a Comissão observa que o facto de presumir, na decisão, que as 
informações em questão continuam a estar protegidas pelo direito de autor é intei­
ramente compatível com o facto de se referir, na fase da fiscalização jurisdicional, 
a possibilidade de esse direito de autor não dever subsistir no que se refere a banais 
compilações de informações. 

Quanto à declaração da natureza abusiva do comportamento da recorrente, a Co­
missão sustenta que os qualificativos de arbitrário e discriminatório, aplicados a 

II - 558 



BBC / COMISSÃO 

esse compor tamento , não revelam qualquer conceito novo, ainda que não tenham 
sido utilizados no processo administrativo. Descrevem o abuso resultante d o facto 
de a política de concessão de autorizações da recorrente estabelecer «uma discri­
minação contra um novo p rodu to , surgido sob a forma de uma revista geral con­
corrente da revista (da recorrente) , ao mesmo tempo que encoraja a publicidade 
das suas emissões nos jornais diários». 

46 Q u a n t o ao méri to, a Comissão referiu, na audiência, que as preocupações manifes­
tadas pela recorrente , a propósi to da viabilidade da revista Radio Times, caso fosse 
confrontada com a concorrência de revistas gerais de televisão, foram desmentidas, 
entretanto, na sequência da aprovação, em 1990, do Broadcasting Act pelo legisla­
do r britânico. As alterações introduzidas p o r essa lei teriam, com efeito, levado a 
BBC e a I T P a publicar, a partir d o mês de M a r ç o de 1991, os seus guias respecti­
vos sob a forma de revistas de vários canais, informando os telespectadores sobre 
os programas da BBC, da I T V , do Channe l 4 e dos canais distribuídos po r satélite. 

— Apreciação jurídica 

47 Face à argumentação expendida pelas partes , acima exposta, a fiscalização do T r i ­
bunal de Primeira Instância, no que se refere à validade do fundamento baseado 
na violação d o art igo 86.° e à fundamentação insuficiente, deve incidir sobre qua­
t ro aspectos. Deve, antes de mais, analisar-se a definição do mercado dos produtos 
em causa, antes de se determinar, num segundo momen to , a posição da recorrente 
no referido mercado. Em terceiro lugar, o Tr ibunal deve verificar se o comporta­
mento censurado apresenta ou não um carácter abusivo e se a decisão está sufi­
cientemente fundamentada quan to a esse pon to . Em quar to lugar, cabe-lhe decidir 
dos efeitos do compor tamento censurado n o comércio entre os Estados-membros. 

— A definição dos produtos em causa 

48 N o que se refere à delimitação do mercado dos produtos em causa, constituídos, 
nos termos da decisão, pelas listas de programas semanais da recorrente , bem 
como pelos guias de televisão em que essas listas são publicadas, o Tr ibunal consi­
dera que, contrariamente às alegações da recorrente , os produtos assim definidos 
representam mercados específicos, que não podem ser equiparados ao mercado da 
informação sobre os programas de televisão em geral , nem ao mercado dos servi­
ços de radioteledifusão. 

I I - 559 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

49 Com efeito, no âmbito do presente litígio, o mercado das listas semanais e o das 
revistas de televisão, nas quais elas são publicadas, inserem-se num domínio da 
actividade económica, a edição, inteiramente distinto do da radioteledifusão. A 
este respeito, convém sublinhar, por um lado, que as listas são unicamente utilizá­
veis enquanto informações sobre os programas, neste caso indispensáveis para a 
realização das revistas de televisão. Distinguem-se, pois, claramente, dos próprios 
programas. Por outro lado, a publicação, pela recorrente, da sua própria revista de 
televisão representa uma actividade de natureza comercial, totalmente indepen­
dente da sua actividade principal de radioteledifusão. Esta constatação não é posta 
em causa pelo facto de a recorrente se esforçar, no âmbito da sua missão de ser­
viço público, por assegurar a promoção das emissões que difunde, designadamente 
velando por que a informação sobre os seus programas, publicada na revista Radio 
Times, corresponda a certos critérios qualitativos e apresente os programas de 
forma exaustiva, nas dezasseis edições regionais da revista. 

50 Com efeito, o mercado das listas semanais e o das revistas de televisão, nas quais 
elas são publicadas, constituem submercados do mercado de informação sobre os 
programas televisivos em geral. Oferecem um produto, a informação sobre os pro­
gramas semanais, para o qual existe uma procura específica, quer por parte dos 
terceiros que pretendem publicar e comercializar um guia geral de televisão, quer 
por parte dos telespectadores. Os primeiros, com efeito, encontram-se na impossi­
bilidade de editar semelhante guia se não dispuserem do conjunto das listas de 
programas semanais que podem ser captados no mercado geográfico em causa. No 
que se refere aos segundos, há que notar, como correctamente refere a Comissão 
na decisão, que as informações sobre os programas disponíveis no mercado no 
momento da adopção da decisão, ou seja, a lista completa dos programas para um 
período de 24 horas, ou de 48 horas ao fim-de-semana ou na véspera de dias 
feriados, publicada em certos jornais diários ou de domingo, bem como as rubricas 
de televisão de certas revistas, que, além disso, contêm os «destaques» dos progra­
mas da semana, apenas em escassa medida podem substituir uma informação pré­
via dos telespectadores quanto ao conjunto dos programas semanais. Com efeito, 
apenas os guias semanais de televisão, que contêm a totalidade das listas de pro­
gramas da semana seguinte, permitem aos utentes prever antecipadamente os pro­
gramas que pretendem ver e, eventualmente, planificar em conformidade as suas 
actividades semanais de tempos livres. 

Esta fraca capacidade de substituição das informações sobre os programas sema­
nais é especialmente confirmada pelo êxito obtido, na época em questão, pelas 

II - 560 



BBC / COMISSÃO 

revistas de televisão especializadas, que eram as únicas presentes no mercado dos 
guias semanais na Irlanda e no Reino Unido e, no resto da Comunidade, pelos 
guias gerais de televisão existentes no mercado dos outros Estados-membros. Isto 
demonstra claramente a existência de uma procura potencial específica, constante e 
regular por parte dos telespectadores, neste caso da Irlanda e da Irlanda do Norte, 
de revistas de televisão que contenham o conjunto das listas de programas televisi­
vos da semana, quaisquer que sejam as outras fontes de informação disponíveis no 
mercado. 

— A existência de uma posição dominante 

51 Quanto à posição da recorrente no mercado em causa, o Tribunal considera que a 
BBC dispunha, graças ao seu direito de autor sobre as suas listas de programas, do 
direito exclusivo de reproduzir e colocar no mercado as referidas listas. Esta cir­
cunstância permitiu-lhe, no momento dos factos em causa, garantir para si o mo­
nopólio da publicação das suas listas semanais numa revista especializada nos seus 
próprios programas, a Radio Times. Daí resulta que a recorrente ocupava manifes­
tamente, na época em questão, uma posição dominante, quer no mercado repre­
sentado pelas suas listas semanais, quer no das revistas em que estas eram publica­
das na Irlanda e na Irlanda do Norte. Com efeito, os terceiros, como a sociedade 
Magill, que pretendessem editar uma revista geral de televisão, encontravam-se 
numa situação de dependência económica em relação à recorrente, que tinha, 
desse modo, a possibilidade de se opor ao aparecimento de qualquer concorrência 
efectiva no mercado da informação sobre os seus programas semanais (acórdão do 
Tribunal de Justiça de 9 de Novembro de 1983, Michelin/Comissão, n.° 30, 
322/81, Recueil, p. 3461). 

— A existência de um abuso 

52 Após se ter concluído que a recorrente ocupava uma posição dominante no mo­
mento dos factos censurados, há que verificar se a sua política em matéria de difu­
são de informação sobre os programas semanais da BBC, baseada na exploração 
do seu direito de autor sobre as listas de programas, apresentava ou não um carác­
ter abusivo, na acepção do artigo 86.° Para esse efeito, deve interpretar-se o artigo 
86.° em conjugação com o direito de autor sobre as listas de programas. 

53 Na falta de uma harmonização das normas nacionais ou de unificação no âmbito 
da Comunidade, a fixação das condições e das modalidades da protecção do di­

II - 561 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

reito de autor é da competência nacional. Esta repartição das competências em 
matéria de direitos de propriedade intelectual foi expressamente consagrada pelo 
Tribunal de Justiça no acórdão de 14 de Setembro de 1982, Keurkoop, n.° 18 
(144/81, já referido), e confirmada designadamente nos acórdãos de 5 de Outubro 
de 1988, Renault, n.° 10 (53/87, já referido), e Volvo, n.° 7 (238/87, já referido). 

54 As relações entre os direitos nacionais de propriedade intelectual e as regras gerais 
do direito comunitário são expressamente regidas pelo artigo 36.° do Tratado, que 
prevê a possibilidade de se derrogar às normas relativas à livre circulação de mer­
cadorias por razões de protecção da propriedade industrial e comercial. Todavia, 
esta derrogação é expressamente acompanhada de certas reservas. Com efeito, a 
protecção dos direitos de propriedade intelectual conferida pelas legislações nacio­
nais é apenas reconhecida, em direito comunitário, nas condições referidas na se­
gunda frase do artigo 36.° Nos termos desta disposição, as restrições à livre circu­
lação resultantes da protecção da propriedade intelectual «não devem constituir 
nem um meio de discriminação arbitrária, nem qualquer restrição dissimulada ao 
comércio entre os Estados-membros». O artigo 36.° sublinha assim que a concilia­
ção entre as exigências da livre circulação de mercadorias e o respeito devido aos 
direitos de propriedade intelectual deve ser feita de modo a proteger-se o exercício 
legítimo desses direitos, único que é justificado nos termos desse artigo, e a excluir 
qualquer exercício abusivo que seja de molde a compartimentar artificialmente o 
mercado ou a prejudicar o regime da concorrência na Comunidade. O exercício 
dos direitos de propriedade intelectual conferidos pela legislação nacional deve, 
por conseguinte, ser limitado na medida necessária a essa conciliação (ver acórdão 
de 14 de Setembro de 1982, Keurkoop, n.° 24, 144/81, já referido). 

55 Com efeito, no sistema do Tratado, o artigo 36.° deve ser interpretado «na pers­
pectiva dos objectivos e das acções da Comunidade, tal como são definidos pelos 
artigos 2.° e 3.° do Tratado», como recordou o Tribunal de Justiça no seu acór­
dão de 9 de Fevereiro de 1982, Polydor, n.° 16 (270/80, Recueil, p. 329). Deve, 
em especial, ser apreciado tendo em conta as exigências que se prendem com o 
estabelecimento de um regime de livre concorrência no interior da Comunidade, 
que refere a alínea f) desse mesmo artigo 3.°, e que se exprimem, designadamente, 
através das proibições contidas nos artigos 85.° e 86.° do Tratado. 

56 A este respeito, resulta do artigo 36.°, como foi interpretado pelo Tribunal de 
Justiça à luz dos objectivos prosseguidos pelos artigos 85.° e 86.°, bem como pelas 
disposições referentes à livre circulação de mercadorias ou de serviços, que apenas 

II - 562 



BBC / COMISSÃO 

as restrições à livre concorrência ou à livre circulação de mercadorias ou de servi­
ços, inerentes à protecção da própria substância do direito de propriedade intelec­
tual, são admitidas em direito comunitário. Com efeito, o Tribunal de Justiça deci­
diu, no seu acórdão de 8 de Junho de 1971, Deutsche Grammophon, n.° 11, 
78/70, já referido, relativo a um direito conexo do direito de autor, que, «embora 
o Tratado permita proibições ou restrições à livre circulação dos produtos justifi­
cadas por razões de protecção da propriedade industrial e comercial, o artigo 36.° 
só admite derrogações a esta liberdade na medida em que elas sejam justificadas 
pela salvaguarda dos direitos que constituem o objecto específico desta proprie­
dade» (ver igualmente os acórdãos de 18 de Março de 1980, Coditei, n.° 14, 
62/79, Recueil, p. 881; de 22 de Janeiro de 1981, Dansk Supermarked, n.° 11, 
58/80, Recueil, p. 181; e de 6 de Outubro de 1982, Coditei, n.° 12, 262/81, já 
referido; no que se refere aos direitos de propriedade intelectual diferentes do di­
reito de autor, ver os acórdãos de 31 de Outubro de 1974, Centrafarm, 16/74, 
Recueil, p. 1183; de 23 de Maio de 1978, Hoffman-La Roche, n.° 8, 102/77, 
Recueil, p. 1139; de 25 de Fevereiro de 1986, Windsurfing International/Comis­
são, n.° 45, 193/83, Colect., p. 611; de 5 de Outubro de 1988, Renault, n.° 11, 
53/87, e Volvo, n.° 8, 238/87, já referidos; e de 17 de Outubro de 1990, Hag 
GF, n.° 12, C-10/89, Colect., p. 1-3711). 

57 E incontroverso que a protecção do objecto específico do direito de autor confere, 
em princípio, ao seu titular, o direito de reservar para si a exclusividade da repro­
dução da obra protegida. O Tribunal de Justiça admitiu-o expressamente no seu 
acórdão de 17 de Maio de 1988, Warner Brothers, n.° 13, 158/86, já referido, no 
qual declarou que «as duas prerrogativas essenciais do autor, o direito exclusivo de 
representação e o direito exclusivo de reprodução, não são postas em causa pelas 
normas do Tratado» (ver igualmente o acórdão de 24 de Janeiro de 1989, EMI 
Electrola, n.os 7 e 14, 341/87, Colect., p. 79). 

58 Contudo, embora seja certo que o exercício do direito exclusivo de reprodução da 
obra protegida não apresenta, em si, carácter abusivo, já o mesmo não ocorre 
quando resulte das circunstâncias de cada caso concreto que as condições e moda­
lidades do exercício desse direito exclusivo de reprodução da obra protegida pros­
seguem, na realidade, uma finalidade manifestamente contrária aos objectivos do 
artigo 86.° Com efeito, em tal hipótese, o exercício do direito de autor já não 
corresponde à função essencial desse direito, na acepção do artigo 36.° do Tra­
tado, que é a de assegurar a protecção moral da obra e a remuneração do esforço 
criativo, no respeito dos objectivos prosseguidos, em especial, pelo artigo 86.° (ver, 
em matéria de patentes, os acórdãos do Tribunal de Justiça de 14 de Julho de 
1981, Merck, n.° 10, 187/80, Recueil, p. 2063, e de 9 de Julho de 1985, Phar-
mon, n.° 26, 19/84, Recueil, p. 2281; e, em matéria de direito de autor, o acór­
dão de 17 de Maio de 1988, Warner Brothers, n.° 15, 158/86, já referido). Nesse 

II - 563 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

caso, o primado de que goza o direito comunitário, designadamente no que se 
refere a princípios tão fundamentais como os da livre circulação de mercadorias e 
da livre concorrência, prevalece sobre uma utilização, não conforme com esses 
princípios, de uma norma nacional adoptada em matéria de propriedade intelec­
tual. 

59 Esta análise é confirmada pela jurisprudência do Tribunal de Justiça, que decidiu, 
nos seus acórdãos de 5 de Outubro de 1988, Volvo, que foi invocado pela Comis­
são, e Renault, já referidos, que o exercício de um direito exclusivo, que em prin­
cípio se insere na substância do direito intelectual em questão, pode, todavia, ser 
proibido pelo artigo 86.°, caso dê lugar, por parte de uma empresa em posição 
dominante, a certos comportamentos abusivos. As questões submetidas ao Tribunal 
de Justiça no âmbito desses dois pedidos prejudiciais incidiam sobre a licitude do 
comportamento de dois fabricantes de automóveis que reservavam para si a exclu­
sividade do fabrico e da comercialização das peças sobresselentes para os veículos 
de sua produção, invocando a protecção dos modelos industriais das referidas pe­
ças. A esse propósito, o Tribunal de Justiça citou, a título de exemplo de compor­
tamentos abusivos na acepção do artigo 86.°, a recusa arbitrária de fornecer peças 
sobresselentes a garagens independentes, a fixação dos preços das peças sobresse­
lentes a um nível não equitativo ou a decisão de deixar de produzir peças sobresse­
lentes para um determinado modelo apesar de muitos veículos desse modelo conti­
nuarem a circular (Volvo, n.° 9, 238/87, e Renault, n.° 18, 53/87, já referidos). 

60 No presente caso, há que notar que a sociedade recorrente, ao reservar para si a 
exclusividade da publicação das suas listas de programas semanais de televisão, 
colocou um entrave ao aparecimento no mercado de um novo produto, ou seja, 
uma revista geral de televisão, susceptível de entrar em concorrência com a sua 
própria revista, a Radio Times. Desse modo, a recorrente explorava o seu direito 
de autor sobre as listas de programas, produzidas no âmbito da sua actividade de 
teledifusão, para garantir para si um monopólio no mercado derivado dos guias 
semanais de televisão. A este respeito, é significativo o facto de, além disso, a 
recorrente autorizar gratuitamente a publicação das suas listas diárias e dos desta­
ques dos seus programas semanais na imprensa da Irlanda e do Reino Unido. 
Acresce que, nos outros Estados-membros, também autorizava, sem exigir o paga­
mento de direitos, a publicação das suas listas semanais. 

Um comportamento deste tipo — que se caracteriza pelo entrave colocado à pro­
dução e à comercialização de um novo produto, para o qual existe uma procura 
potencial por parte dos consumidores, no mercado anexo das revistas de televisão, 
e pela correspondente exclusão de toda a concorrência do referido mercado, com 
a única finalidade de manter o monopólio da recorrente — vai manifestamente 
além do que é indispensável para a realização da função essencial do direito de 

II - 564 



BBC / COMISSÃO 

autor, tal como é admitida em direito comunitário. Com efeito, a recusa da recor­
rente de autorizar a terceiros a publicação das suas listas semanais apresenta, neste 
caso, um caracter arbitrário, na medida em que não se justifica nem pelas necessi­
dades específicas do sector da radioteledifusão, que não está em causa no presente 
caso, nem pelas que são próprias à actividade de edição de revistas de televisão. A 
recorrente tinha, pois, a possibilidade de se adaptar às condições de um mercado 
de revistas de televisão aberto à concorrência para assegurar a viabilidade comer­
cial do seu semanário Radio Times. Nestas condições, os factos censurados não 
podem, pois, estar abrangidos, em direito comunitário, pela protecção resultante 
do direito de autor sobre as listas de programas. 

61 Em apoio desta conclusão, deve ainda sublinhar-se que, contrariamente às alega­
ções da recorrente, a sua recusa de autorizar terceiros a publicar as suas listas de 
programas semanais se distingue da recusa das sociedades Volvo e Renault, anali­
sada nos acórdãos de 5 de Outubro de 1988, já referidos, de conceder a terceiros 
licenças para o fabrico e colocação no mercado de peças sobresselentes. Com 
efeito, no presente caso, a reprodução exclusiva, pela recorrente, das suas listas de 
programas tinha por objecto e por efeito excluir toda a potencial concorrência no 
mercado derivado representado pela informação relativa aos programas semanais 
emitidos pelos canais da BBC, a fim de manter nesse mercado o monopólio que a 
recorrente detinha através da publicação da revista Radio Times. Do ponto de vista 
das empresas terceiras interessadas na publicação de uma revista de televisão, a 
recusa da recorrente de autorizar, a pedido e de forma não discriminatória, qual­
quer terceiro a publicar as suas listas de programas está, pois, aparentada, como 
sublinha correctamente a Comissão, com a recusa arbitrária de um fabricante de 
automóveis de fornecer peças sobresselentes — produzidas no âmbito da sua acti­
vidade principal de fabrico de automóveis — a uma garagem independente que 
exerce a sua actividade no mercado derivado da manutenção e das reparações dos 
veículos automóveis. Acresce que o comportamento censurado à recorrente se opu­
nha radicalmente ao aparecimento no mercado de um certo tipo de produtos, as 
revistas gerais de televisão. Por conseguinte, na medida em que se caracterizava 
mais especialmente, nesse aspecto, pela falta de tomada em consideração das ne­
cessidades dos consumidores, o comportamento censurado apresentava também 
uma certa similitude com a hipótese — encarada pelo Tribunal de Justiça nos 
acórdãos referidos — da decisão eventual de um fabricante de automóveis de dei­
xar de fabricar peças sobresselentes para certos modelos, apesar de ainda subsistir 
a sua procura no mercado (Volvo, n.° 9, 238/87, e Renault, n.° 18, 53/87, já 
referidos). Resulta, pois, desta comparação que os factos censurados à recorrente 
não se prendem, segundo os critérios consagrados na jurisprudência invocada pelas 
partes, com a própria substância do direito de autor. 

II - 565 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

62 A luz das considerações precedentes, o Tribunal declara que, apesar de as listas de 
programas estarem protegidas, no momento dos factos em litígio, pelo direito de 
autor, tal como está consagrado no direito nacional que continua a ser competente 
para determinar as modalidades dessa protecção, o comportamento em causa não 
era susceptível de beneficiar dessa protecção, no âmbito da necessária conciliação 
que deve efectuar-se entre os direitos de propriedade intelectual e os princípios 
fundamentais do Tratado referentes à livre circulação de mercadorias e à livre 
concorrência. Com efeito, esse comportamento prosseguia objectivos manifesta­
mente contrários aos do artigo 86.° 

63 Quanto a este aspecto, a recorrente sustenta, todavia, a título complementar, que a 
decisão está insuficientemente fundamentada. Esta acusação não pode ser acolhida. 
Com efeito, a Comissão indicou claramente, na decisão, as razões por que con­
cluiu que, ao utilizar o seu direito exclusivo de reprodução das listas como instru­
mento de uma política contrária aos objectivos prosseguidos pelo artigo 86.°, a 
recorrente foi além do necessário para assegurar a protecção da própria substância 
do direito de autor e cometeu um abuso na acepção do artigo 86.° Contrariamente 
ao que alega a recorrente, a fundamentação da decisão impugnada permite, pois, 
aos interessados conhecer os principais elementos de facto e de direito que servi­
ram de base às conclusões a que chegou a Comissão, e confere ao Tribunal a 
possibilidade de exercer a sua fiscalização jurisdicional. Desse modo, preenche as 
condições que se prendem com o respeito dos direitos da defesa, tal como foram 
definidas de modo constante pela jurisprudência. Assim, o Tribunal de Justiça de­
clarou, designadamente, no seu acórdão de 17 de Janeiro de 1984, VBVB e 
VBBB/Comissão, n.° 22 (43/82 e 63/82, Recueil, p. 19), que, «embora, por força 
do artigo 190.° do Tratado, a Comissão seja obrigada a mencionar os elementos 
de facto de que depende a justificação da decisão e as considerações jurídicas que 
a levaram a tomá-la, essa disposição não exige que a Comissão discuta todos os 
pontos de facto e de direito que foram tratados no processo administrativo» (ver 
igualmente o acórdão de 11 de Julho de 1989, Belasco e outros/Comissão, n.°s 55 
e 56, 246/86, Colect., p. 2117). De igual modo, os argumentos de facto e de 
direito indispensáveis à determinação das acusações formuladas contra a recor­
rente, na decisão, figuravam na comunicação das acusações. Portanto, a tese da 
recorrente referente à irregularidade do processo administrativo deve ser de igual 
modo rejeitada (acórdão do Tribunal de Justiça de 25 de Outubro de 1983, AEG/ 
/Comissão, n.° 30, 107/82, Recueil, p. 3151). 

— Os efeitos no comércio entre os Estados-membros 

64 No que se refere à condição de aplicabilidade do artigo 86.° relativa aos efeitos do 
comportamento abusivo no comércio entre os Estados-membros, deve recordar-se, 

II - 566 



BBC / COMISSÃO 

a título liminar, que deve ser interpretada e aplicada tomando «como ponto de 
partida a finalidade dessa condição, que é a de delimitar, em matéria de regula­
mentação da concorrência, o domínio do direito comunitário relativamente ao do 
dos Estados-membros. Assim, estão abrangidos pelo domínio do direito comunitá­
rio os acordos, decisões e práticas concertadas e quaisquer práticas susceptíveis de 
pôr em causa a liberdade de comércio entre os Estados-membros num sentido que 
poderia prejudicar a realização dos objectivos de um mercado único entre os Esta­
dos-membros, designadamente compartimentando os mercados nacionais ou alte­
rando a estrutura da concorrência no mercado comum» (acórdão do Tribunal de 
Justiça de 31 de Maio de 1979, Hugin/Comissão, n.° 17, 22/78, Recueil, p. 1869; 
ver igualmente os acórdãos de 6 de Março de 1974, Commercial Solvents/Comis-
são, n.° 32, 6/73 e 7/73, Recueil, p. 223; de 13 de Fevereiro de 1979, Hoff-
man-La Roche/Comissão, n.° 125, 85/76, Recueil, p. 461; e de 14 de Fevereiro 
de 1978, United Brands/Comissão, n.° 201, 27/76, Recueil, p. 207). Com efeito, 
para que o artigo 86.° seja aplicável, basta que o comportamento abusivo seja 
susceptível de afectar o comércio entre os Estados-membros. Portanto, não é ne­
cessário que se verifique a existência de um efeito actual e real no comercio inte­
restatal (ver, designadamente, os acórdãos do Tribunal de Justiça de 9 de Novem­
bro de 1983, Michelin, n.° 104, 322/81, já referido; e de 23 de Abril de 1991, 
Höfner e Eiser, n.° 32, C-41/90, Colect., p. 1-1979). 

65 No presente caso, o Tribunal considera que o comportamento censurado alterou a 
estrutura da concorrência no mercado dos guias de televisão na Irlanda e na Ir­
landa do Norte, o que afectou o fluxo potencial das trocas comerciais entre a 
Irlanda e o Reino Unido. 

Com efeito, a recusa da recorrente de autorizar os terceiros interessados a publicar 
as suas listas semanais repercutiu-se de forma determinante na estrutura da con­
corrência no sector das revistas de televisão no território representado pela Irlanda 
e pela Irlanda do Norte. Ao obstar, através da sua política de autorizações, à edi­
ção, designadamente pela Magill, de uma revista geral de televisão destinada a ser 
comercializada na Irlanda e na Irlanda do Norte, a recorrente não apenas elimi­
nou uma empresa concorrente do mercado dos guias de televisão, como também 
excluiu qualquer concorrência potencial no mercado em causa, o que teve por 
efeito manter a compartimentação dos mercados representados, respectivamente, 
pela Irlanda e pela Irlanda do Norte. Nestas condições, é inegável que o compor­
tamento em causa era susceptível de afectar o comércio entre os Estados-membros. 

Acresce que deve referir-se que o efeito sensível da política em causa nos poten­
ciais fluxos de trocas entre a Irlanda e o Reino Unido é claramente demonstrado 

II - 567 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

pela existência de uma procura específica para uma revista geral de televisão do 
tipo da «Magill TV Guide», como testemunha o êxito das revistas de televisão 
especializadas nos programas de uma única estação de televisão, na falta de um 
guia geral de televisão no momento dos factos censurados no mercado geográfico 
em causa. A este respeito, há que recordar que a política da recorrente em matéria 
de informação sobre os seus programas semanais obstava à produção e à difusão 
de revisus gerais de televisão que se destinassem ao conjunto dos telespectadores 
da Irlanda e da Irlanda do Norte. Com efeito, o território geográfico em causa, no 
qual se encontra já realizado um mercado único de serviços de teledifusão, repre­
senta, correlativamente, um mercado único da informação sobre os programas de 
televisão, tendo particularmente em conta a grande facilidade das trocas comer­
ciais do ponto de vista linguístico. 

66 Pelo conjunto das razões expostas, devem ser rejeitados os fundamentos que se 
baseiam na violação do artigo 86.° e na insuficiência da fundamentação da deci­
são. 

67 Pelo que deve ser negado provimento ao pedido de anulação da decisão na sua 
globalidade. 

Quanto ao pedido de anulação, a título subsidiário, do artigo 2.° do dispositivo da 
decisão 

68 Em apoio dos seus pedidos a título subsidiário, a recorrente invoca a violação do 
artigo 3.°, n.° 1, do Regulamento n.° 17, bem como a violação da Convenção de 
Berna relativa à protecção das obras literárias e artísticas, de 1886, com as altera­
ções que lhe foram introduzidas pelo acto de Bruxelas de 1948 e pelo acto de Paris 
de 1971 (a seguir «Convenção de Berna»), para obter a anulação parcial da deci­
são, limitada ao artigo 2° do dispositivo, na medida em que lhe impõe uma li­
cença obrigatória. 

1. Quanto à violação do artigo 3.°, n.° 1, do Reguhmento n.° 17do Conselho 

— Argumentos das partes 

69 A recorrente contesta, a título subsidiário, a obrigação que lhe é imposta, no artigo 
2.° do dispositivo da decisão, de autorizar terceiros a publicar as suas listas de 
programas semanais. Sustenta que a Comissão violou o n.° 1 do artigo 3.° do 
Regulamento n.° 17, nos termos do qual «se a Comissão verificar, a pedido ou 

II - 568 



BBC / COMISSÃO 

oficiosamente, uma infracção ao disposto no artigo 85.° ou no artigo 86.° do Tra­
tado, pode, através de decisão, obrigar as empresas e associações de empresas em 
causa a pôr termo a essa infracção». Esse artigo apenas autorizaria a Comissão a 
intimar as empresas a porem termo à infracção. A recorrente alega que a institui­
ção recorrida não se limitou a obrigar a pôr termo à infracção, mas determinou as 
modalidades precisas da cessação da infracção, prevendo a concessão de «licenças 
obrigatórias de exploração das obras protegidas». A recorrente invoca, a esse res­
peito, outras opções que permitem, em seu entendimento, pôr termo à infracção: a 
cessação da publicação da Radio Times, pelo menos na Irlanda, a venda dessa 
revista na sua qualidade de empresa, ou a venda pública, pela maior oferta, das 
listas de programas semanais. Nestas condições, considera que compete exclusiva­
mente às partes determinar as modalidades da cessação da infracção que a Comis­
são impôs. 

70 A Comissão sustenta, pelo contrário, que o artigo 2.° da decisão não excede a 
competência que lhe é atribuída pelo artigo 3.° do Regulamento n.° 17. Recorda 
que o artigo 2.° propõe dois meios para pôr termo à infracção: o fornecimento aos 
terceiros, a pedido e numa base não discriminatória, dos programas em litígio, 
para publicação — que tem a preferência da Comissão — ou a concessão de licen­
ças em condições que correspondam às preocupações legítimas das partes. A deci­
são não impõe, pois, contrariamente ao que alega a recorrente, uma única solução, 
mas propõe, de modo flexível, certos tipos de comportamentos destinados a pôr 
termo à infracção, em conformidade com uma jurisprudência e uma prática assen­
tes (ver o acórdão do Tribunal de Justiça de 6 de Março de 1974, Commercial 
Solvents, 6/73 e 7/73, já referido). 

— Apreciação jurídica 

71 Deve interpretar-se o n.° 1 do artigo 3.° do Regulamento n.° 17, a fim de verifi­
car se a Comissão tem o direito de intimar a recorrente a autorizar a publicação 
das suas listas semanais por terceiros, eventualmente por meio da concessão de 
licenças. A este respeito, o Tribunal observa que o poder de obrigar as empresas 
interessadas a cessarem a infracção constatada, atribuído à Comissão no referido 
artigo 3.°, implica, segundo jurisprudência assente, o direito de dirigir a essas em­
presas certas intimações, para agirem ou se absterem de agir, a fim de porem 
termo à infracção. Nesta perspectiva, as obrigações impostas às empresas devem 
ser definidas em função das exigências que se prendem com a reposição da legali­
dade, tendo em conta as características do caso concreto em questão. Com efeito, 
o Tribunal de Justiça decidiu no seu acórdão de 6 de Março de 1974, Commercial 

II - 569 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

Solvents, n.° 45, 6/73 e 7/73, já referido, que «esta disposição (o artigo 3.° do 
Regulamento n.° 17) deve ser aplicada em função da natureza da infracção verifi­
cada e pode igualmente compreender a obrigação de efectuar determinadas acções 
ou prestações, ilicitamente omitidas, para além da proibição de continuar determi­
nadas actividades, práticas ou situações contrárias ao Tratado». O Tribunal preci­
sou que, «com este fim, a Comissão pode eventualmente obrigar as empresas em 
causa a apresentar-lhe propostas que visem repor a situação de modo conforme 
com as exigências do Tratado». Acresce que o Tribunal de Justiça reconheceu ex­
pressamente, num despacho de 17 de Janeiro de 1980, Camera Care, n.° 17 
(792/79 R, Recueil, p. 119), que a Comissão deve poder exercer «do modo mais 
eficaz e mais adequado às circunstâncias de cada situação concreta» o direito de 
decisão que lhe confere o n.° 1 do artigo 3.° 

72 No presente caso, o Tribunal considera que os elementos constitutivos da infrac­
ção, tal como foram identificados no àmbito da análise do primeiro fundamento, 
justificam as medidas impostas no artigo 2° do dispositivo da decisão. Com efeito, 
a obrigação imposta à recorrente de fornecer, à ITP, à RTE ou a terceiros, a 
pedido e de modo não discriminatório, as suas listas semanais com vista à sua 
publicação, constitui, tendo em conta as circunstâncias específicas do caso con­
creto — referidas pelo Tribunal aquando da análise dos elementos constitutivos da 
infracção —, o único meio de pôr termo à referida infracção, como considerou a 
Comissão na decisão impugnada. As diversas opções referidas pela recorrente — 
que afirma, sem contudo parecer encarar ou sugerir a sua implementação, que 
seriam susceptíveis de pôr termo ao abuso, o que demonstraria que a Comissão 
excedeu os seus poderes ao impor a concessão de licenças — não são suficientes, 
atendendo à estrutura do mercado das revistas de televisão, para eliminar o efeito 
de exclusão da concorrência, tal como foi acima qualificado, e que é constitutivo 
de um abuso. Ao intimá-la a autorizar terceiros, a pedido e de modo não discrimi­
natório, a publicar as suas listas semanais, a Comissão não privou, pois, a recor­
rente da sua opção entre as diversas medidas susceptíveis de pôr termo à infracção. 
A este respeito, importa, além disso, sublinhar que a obrigação imposta à recor­
rente de autorizar a publicação das suas listas por terceiros, eventualmente contra 
pagamento de uma royalty razoável, é acompanhada da faculdade, correctamente 
reconhecida à recorrente no artigo 2° do dispositivo, de incluir nas licenças con­
cedidas as condições necessárias para assegurar «uma cobertura global de alta qua­
lidade de todos os seus programas, incluindo ps de interesse minoritário e/ou re­
gional e os de conteúdo cultural, histórico e educativo». Foi nesta óptica que a 
Comissão intimou a recorrente, no mesmo artigo 2.°, a submeter-lhe para aprova­
ção propostas relativas a essas condições. O conjunto das obrigações impostas à 
recorrente, no artigo 2° do dispositivo da decisão, justifica-se, pois, face à sua 

II - 570 



BBC / COMISSÃO 

finalidade, tal como está definida no n.° 1 do artigo 3.° do Regulamento n.° 17, 
concretamente a cessação da infracção. Daí resulta que a Comissão não excedeu 
os limites do seu poder de apreciação no âmbito da aplicação da referida decisão. 

73 Pelo conjunto das razões expostas, o fundamento baseado em violação do n.° 1 
do artigo 3.° do Regulamento n.° 17 deve ser rejeitado. 

2. Quanto à violação da Convenção de Berna 

— Argumentos das partes 

74 A recorrente sustenta, a título ainda mais subsidiário, que, mesmo que se entenda 
que o artigo 3.° do Regulamento n.° 17 permite à Comissão impor, eventual­
mente, a concessão de licenças obrigatórias, tal solução é incompatível com a Con­
venção de Berna. Considera, com efeito, que, na medida em que todos os Estados-
-membros da Comunidade são partes na Convenção de Berna, a referida conven­
ção deve ser tida como sendo parte integrante do direito comunitário e expressão 
dos princípios relevantes desse direito, por força do artigo 234.° do Tratado. 

A recorrente recorda que o n.° 1 do artigo 9.° dessa convenção consagra, em 
, benefício do autor de uma obra literária ou artística, o direito exclusivo de repro­
dução da obra protegida. Alega que o n.° 2 desse mesmo artigo, introduzido 
aquando da revisão feita pelo acto de Paris de 1971, autoriza um Estado signatário 
a permitir a reprodução de obras literárias e artísticas, em certos casos especiais, 
desde que essa reprodução não seja incompatível com a exploração normal da obra 
e não cause um prejuízo injustificado aos interesses legítimos do autor. 

A recorrente deduz daí que o artigo 2.° da decisão é incompatível com a Conven­
ção de Berna, na medida em que atenta, em seu entender, contra a exploração 
normal do seu direito de autor sobre as listas de programas e em que causa um 
prejuízo grave aos seus interesses legítimos. 

75 A Comissão sustenta, pelo contrário, que a Convenção de Berna não se aplica ao 
presente caso. Com efeito, explica a Comissão, a Comunidade não é parte na con­
venção, e é jurisprudência constante que «o Tratado CEE prevalece, nas matérias 

II-571 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

por ele regidas, sobre as convenções celebradas pelos Estados-membros antes da 
sua entrada em vigor» (acórdão do Tribunal de Justiça de 27 de Fevereiro de 
1962, Comissão/Itália, 10/61, Recueil, p. 1). Acresce que, em todo o caso, a con­
venção não seria aplicável, dado que as listas de programas não são susceptíveis, 
segundo a Comissão, de ser abrangidas pela protecção do direito de autor, na 
acepção da referida convenção. Todavia, mesmo admitindo que a decisão vise in­
formações protegidas pelo direito de autor, a Comissão argumenta, subsidiaria­
mente, que o facto de a informação ser fornecida gratuitamente a certos terceiros, 
para publicação, demonstra que a obrigação de conceder licenças contra uma 
royalty razoável não prejudica os interesses legítimos da recorrente e, portanto, é 
conforme à convenção. 

— Apreciação jurídica 

76 Deve, logicamente, analisar-se em primeiro lugar o problema da aplicabilidade, ao 
caso vertente, da Convenção de Berna, e o argumento da Comissão segundo o 
qual o direito comunitário prevalece sobre as disposições da referida convenção. A 
este respeito, o Tribunal considera, antes de mais, que a Comunidade — que, no 
estado actual do direito comunitário, não beneficiou de uma transferência de com­
petências em matéria de direitos de propriedade intelectual e comercial — não é 
parte na Convenção de Berna, que foi ratificada por todos os seus Estados-mem­
bros. No que se refere às convenções celebradas pelos Estados-membros, há que 
notar que o Tratado rege, no artigo 234.°, as relações entre as suas disposições e 
as convenções internacionais celebradas pelos Estados-membros antes da sua en­
trada em vigor. Nos termos desse artigo, «as disposições do presente Tratado não 
prejudicam os direitos e obrigações decorrentes de convenções celebradas, antes da 
entrada em vigor do presente Tratado, entre um ou mais Estados-membros, por 
um lado, e um ou mais Estados terceiros, por outro». O Tribunal de Justiça inter­
pretou o referido artigo no sentido de que visa apenas as obrigações contraídas 
pelos Estados-membros com Estados terceiros. No seu acórdão de 11 de Março de 
1986, Conegate, n.° 25 (121/85, Recueil, p. 1007), o Tribunal de Justiça declarou 
que «o artigo 234.° tem por objecto garantir que a aplicação do Tratado não 
afecte nem o respeito devido aos direitos dos países terceiros resultantes de uma 
convenção antes celebrada com um Estado-membro, nem a observância das obri­
gações derivadas desta convenção para este Estado-membro. As convenções cele­
bradas antes da entrada em vigor do Tratado não podem, portanto, ser invocadas 
nas relações entre Estados-membros para justificar restrições ao comércio intraco­
munitário» (ver igualmente os acórdãos de 27 de Fevereiro de 1962, Comissão/Itá­
lia, 10/61, já referido, especialmente p. 27; e de 14 de Outubro de 1980, Attorney 
General, n.° 8, 812/79, Recueil, p. 2787). 

II - 572 



BBC / COMISSÃO 

77 Há que referir que, no presente caso, em que estão em causa a Irlanda e o Reino 
Unido, o artigo 234.° do Tratado se aplica, por força do artigo 5.° do acto de 
adesão, às convenções celebradas antes da sua adesão à Comunidade, em 1 de 
Janeiro de 1973. Daí resulta que, nas relações intracomunitárias, as disposições da 
Convenção de Berna, ratificada pela Irlanda e pelo Reino Unido antes de 1 de 
Janeiro de 1973, não podem pôr em causa as disposições do Tratado. Portanto, a 
recorrente não se pode prevalecer dessas disposições para justificar restrições ao 
regime da livre concorrência, tal como foi criado e desenvolvido na Comunidade 
em aplicação das disposições do Tratado e, designadamente, do seu artigo 86.° O 
argumento de que o artigo 2.° do dispositivo da decisão é contrário ao n.° 1 do 
artigo 9.° da Convenção de Berna deve, pois, ser rejeitado, sem ser necessário 
analisá-lo quanto ao mérito. 

A mesma conclusão vale no que se refere ao n.° 2 do referido artigo 9.° A este 
respeito, basta observar que foi introduzido pelo acto de Paris de 1971, de que o 
Reino Unido é parte desde 2 de Janeiro de 1990, e que a Irlanda não ratificou. No 
que se refere ao Reino Unido, o acto de Paris — e em particular o n.° 2 do artigo 
9.° da convenção — foi, pois, ratificado posteriormente à sua adesão à Comuni­
dade e não pode, por conseguinte, pôr em causa uma disposição do Tratado. Com 
efeito, os Estados-membros não podem afastar as regras que resultam do Tratado, 
celebrando um acordo ou uma convenção internacional. Para esse efeito, estão 
obrigados a recorrer ao processo previsto no artigo 236.° do Tratado. Donde re­
sulta que o n.° 2 do artigo 9.° da Convenção de Berna não pode ser invocado 
para limitar a competência atribuída à Comunidade pelo Tratado, para aplicação 
das regras da concorrência que enuncia e, designadamente, do artigo 86.° e das 
suas normas de execução, como o artigo 3.° do Regulamento n.° 17. 

78 O fundamento baseado em violação da Convenção de Berna deve, pois, e em qual­
quer caso, ser rejeitado. 

79 Por conseguinte, os pedidos a título subsidiário de anulação do artigo 2.° do dis­
positivo da decisão não devem ser acolhidos e deve ser negado provimento ao 
recurso na sua totalidade. 

II - 573 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

Quanto às despesas 

80 Nos termos do n.° 2 do artigo 69.° do Regulamento de Processo do Tribunal de 
Justiça, aplicável mutatis mutandis ao processo perante o Tribunal de Primeira 
Instância, por força do terceiro parágrafo do artigo 11.° da decisão do Conselho 
de 24 de Outubro de 1988, já referida, a parte vencida deve ser condenada nas 
despesas, se a parte vencedora o tiver requerido. Tendo a recorrente sido vencida 
em todos os seus fundamentos, há que condená-la nas despesas, incluindo as efec­
tuadas pela interveniente. 

Pelos fundamentos expostos, 

O TRIBUNAL DE PRIMEIRA INSTÂNCIA (Segunda Secção) 

decide: 

1) É negado provimento ao recurso. 

2) A recorrente é condenada nas despesas, incluindo as efectuadas pela interve­
niente. 

Saggio Yeraris 

Briët Barrington Biancarelli 

Proferido em audiência pública no Luxemburgo, em 10 de Julho de 1991. 

O secretário 

H. Jung 

O presidente da Segunda Secção 

A. Saggio 

II - 574 


