
ACORDAO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DE PRIMEIRA INSTÂNCIA (Segunda Secção) 

10 de Julho de 1991 * 

Sumário 

Matéria de facto e tramitação processual 540 

Pedidos das partes 546 

Quanto ao pedido de anulação da decisão na sua globalidade 547 

— Quanto à violação do artigo 86.° do Tratado e à insuficiência da fundamentação 547 

— Argumentos das partes 547 

— Apreciação jurídica 559 

— A definição dos produtos em causa 559 

— A existência de uma posição dominante 561 

— A existência de um abuso 561 

— Os efeitos no comércio entre os Estados-membros 566 

Quanto ao pedido de anulação, a título subsidiário, do artigo 2° do dispositivo da deci-

s ã o 568 

1. Quanto à violação do artigo 3.°, n.° 1, do Regulamento n.° 17 do Conselho 568 

— Argumentos das partes 568 

— Apreciação jurídica 569 

2. Quanto à violação da Convenção de Berna 571 

— Argumentos das partes 57I 
* Língua do processo: inglės. II - 538 



BBC / COMISSÃO 

— Apreciação jurídica 572 

Quanto as despesas 574 

No processo T-70/89, 

The British Broadcasting Corporation e BBC Enterprises Limited, com sedes so­
ciais em Londres, representadas por Jeremy Lever, QC, Christopher Bellamy, QC, 
e Rupert Anderson, do foro de Inglaterra e do País de Gales, mandatados por 
Robin Griffith, solicitor, de Londres, com domicílio escolhido no Luxemburgo no 
escritório dos advogados Loesch e Wolter, 8, rue Zithe, 

recorrentes, 

contra 

Comissão das Comunidades Europeias, representada por Jacques Bourgeois, mem­
bro do Serviço Jurídico, na qualidade de agente, assistido por Ian Forrester, QC, 
do foro da Escócia, com domicílio escolhido no Luxemburgo no gabinete de 
Guido Berardis, membro do Serviço Jurídico da Comissão, Centre Wagner, Kirch-
berg, 

recorrida, 

apoiada por 

Magill TV Guide Limited, sociedade de direito irlandês, com sede em Dublim, 
representada por John D. Cooke, senior counsel, do foro da Irlanda, mandatado 
por Gore & Grimes, solicitors, de Dublim, com domicílio escolhido no Luxem­
burgo no escritório do advogado Louis Schütz, 83, boulevard Grande-Duchesse 
Charlotte, 

interveniente, 

que tem por objecto a anulação da Decisão 89/205/CEE da Comissão, de 21 de 
Dezembro de 1988 (JO 1989, L 78, p. 43), relativa a um processo de aplicação do 
artigo 86.° do Tratado CEE (IV/31.851, Magill TV Guide/ITP, BBC e RTE), 

II - 539 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

O TRIBUNAL DE PRIMEIRA INSTANCIA (Segunda Secção), 

composto por: A. Saggio, presidente de secção, C. Yeraris, C. P. Briėt, D. Bar­
rington e J. Biancarelli, juízes, 

secretário: H. Jung 

vistos os autos e após a audiência de 21 de Fevereiro de 1991, 

profere o presente 

Acórdão 

Matèria de facto e tramitação processual 

1 Por petição apresentada na Secretaria do Tribunal de Justiça em 10 de Março de 
1989, a British Broadcasting Corporation (a seguir «BBC») e a BBC Enterprises 
Limited pediram a anulação da decisão da Comissão de 21 de Dezembro de 1988 
(a seguir «decisão») que declarou que as políticas e práticas desse organismo, no 
momento dos factos analisados, em relação à publicação das listas semanais das 
suas emissões de televisão e de rádio que podem ser captadas na Irlanda e na 
Irlanda do Norte, constituem violações do artigo 86.° do Tratado CEE, na medida 
em que impedem a publicação e a venda de guias de televisão semanais gerais 
nesse território. O presente recurso encontra-se relacionado com os recursos de 
anulação interpostos paralelamente, contra essa mesma decisão, pelos seus outros 
destinatários, a Radio Telefis Eireann (a seguir «RTE»), e a Independem Televi­
sion Publications (a seguir «ITP»), processos T-69/89 e T-76/89. 

2 O contexto geral da decisão pode ser resumido da seguinte forma. A maior parte 
das familias na Irlanda e 30% a 40% das familias na Irlanda do Norte podem 
captar, pelo menos, seis canais de televisão: a RTE1 e a RTE2, alimentadas pela 
RTE, que goza do monopolio legal para o fornecimento do serviço nacional de 
radioteledifusão por via hertziana na Irlanda, a BBC1 e a BBC2, alimentadas pela 
BBC, bem como a ITV e o Channel 4, que eram alimentados, no momento dos 
factos em análise, pelas sociedades de televisão que obtiveram a respectiva licença 

II - 540 



BBC / COMISSÃO 

da Independent Broadcasting Authority (a seguir «IBA») para fornecer emissões de 
televisão privada. No Reino Unido, a BBC e a IBA encontravam-se numa posição 
de duopólio para a prestação dos serviços nacionais de televisão por via hertziana. 
Acresce que numerosos telespectadores da Grã-Bretanha e da Irlanda podiam cap­
tar, quer directamente quer por intermédio de redes de distribuição por cabo, vá­
rios canais difundidos por satélite. Todavia, não existe televisão por cabo na Ir­
landa do Norte. 

À época dos factos, não existia no mercado, na Irlanda e na Irlanda do Norte, 
qualquer guia geral semanal de televisão, devido à política seguida pelas sociedades 
destinatárias da decisão quanto à divulgação da informação referente aos progra­
mas dos seis canais anteriormente referidos. Com efeito, cada uma dessas socieda­
des publicava um guia de televisão exclusivamente dedicado aos seus próprios pro­
gramas e reivindicava, ao abrigo do United Kingdom Copyright Act 1956 (lei bri­
tânica sobre o direito de autor) e do Irish Copyright Act 1963 (lei irlandesa sobre 
o direito de autor), a protecção do direito de autor sobre as suas listas de progra­
mas semanais, para se opor à sua reprodução por terceiros. 

As referidas listas indicam o conteúdo dos programas, o respectivo canal, as datas, 
horários e títulos de cada programa. São objecto de vários projectos sucessivos, 
cada vez mais precisos, até à aprovação definitiva da programação semanal, cerca 
de duas semanas antes da emissão. Nessa fase, as listas de programas tornam-se 
um produto comercializável, como indica a decisão (n.° 7). 

3 No que se refere mais especificamente ao presente caso, há que notar que a BBC 
se reservava o exclusivo da publicação das listas de programas semanais da BBC1 e 
da BBC2 na sua própria revista de televisão, a Radio Times, especializada na apre­
sentação dos seus programas. 

4 A BBC foi instituída no Reino Unido por alvará régio e exerce as suas actividades 
em matéria de radioteledifusão ao abrigo de uma autorização concedida pelo Se­
cretary of State for Home Affairs (ministro do Interior). Tem essencialmente por 
missão assegurar, enquanto serviço público, serviços de radioteledifusão destinados 
ao público em geral no Reino Unido. Por resolução de 8 de Janeiro de 1981, 
anexada à sua autorização, a BBC reconheceu ter por missão manter um nível 
geral elevado no que se refere à qualidade dos seus serviços e apresentar progra­
mas diversificados. Tem igualmente Dor obiecto. Dor forca do seu alvará, reunir. 

II-541 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

imprimir, editar, publicar, difundir e, de um modo geral, distribuir, gratuitamente 
ou não, toda a documentação susceptível de contribuir para a realização do seu 
objecto social. 

5 A BBC é financiada por uma taxa, que constitui a sua principal fonte de receitas, 
por subvenções e pelas suas próprias actividades comerciais, designadamente de 
edição, exercidas por meio da BBC Enterprises Ltd, que é sua filial a 100%. A 
título de ilustração, e segundo as informações que constam dos autos, os lucros 
obtidos antes de impostos, realizados pela BBC no decurso do exercício que termi­
nou em 31 de Março de 1988, foram da ordem de 1 198 milhões de UKL, prove­
nientes da taxa e das subvenções. Os lucros antes de impostos, obtidos durante o 
mesmo período pela BBC Enterprises Ltd, foram de 6,4 milhões de UKL, dos 
quais 4,2 milhões pela revista Radio Times. 

A este respeito, há que notar que a revista de televisão Radio Times é publicada 
com finalidades comerciais pela BBC Enterprises Ltd, sob controlo da sua socie-
dade-mãe, que determina igualmente a política geral prosseguida em matéria de 
autorizações para as suas listas de programas radiotelevisivos. Nessas condições, a 
Comissão considerou que as duas sociedades recorrentes (a seguir designadas co­
lectivamente por «BBC» ou «recorrente») deviam ser consideradas, a esse respeito, 
como uma única empresa para efeitos da aplicação do artigo 86.° no presente 
processo (ver n.° 19 da decisão impugnada). 

6 Aquando da adopção da decisão impugnada, a Radio Times publicava apenas as 
listas de programas televisivos da BBCl e da BBC2, completadas por fichas técni­
cas e sinopses, e os programas de rádio da BBC. Continha igualmente artigos de 
natureza geral ou informações, bem como um correio de leitores, que ocupavam 
cerca de um terço das páginas da revista, não contando com o espaço publicitário. 
Tendo em conta a diversidade das situações locais e regionais, eram publicadas 
semanalmente dezasseis edições da Radio Times. O preço de venda da revista era 
de 0,37 UKL ou de 0,52 IRL. Na Irlanda, eram vendidos semanalmente cerca de 
15 000 exemplares da Radio Times. Na Irlanda do Norte, as vendas semanais atin­
giam cerca de 75 000 exemplares, o que significa, remetendo para os documentos 
dos autos, que cerca de 2 5 % das famílias compravam a revista. Em conjunto com 
o guia televisivo publicado pela ITV, a TV Times, a Radio Times era uma das duas 
revistas semanais de maior tiragem no Reino Unido, onde era distribuída mais de 
9 7 % da sua tiragem semanal total, que em média excedia os 3 milhões de exem­
plares, segundo as indicações fornecidas pela recorrente. 

II - 542 



BBC / COMISSÃO 

7 Em relação a terceiros, a BBC praticava, no momento dos factos em causa, a 
seguinte política em matéria de informação sobre os seus programas. Distribuía 
gratuitamente, a pedido, à imprensa diária ou periódica, a programação das suas 
emissões, acompanhada de uma autorização, pela qual não eram cobrados direitos, 
que fixava as condições em que podiam ser reproduzidas essas informações. Os 
programas diários e, na véspera de dias feriados, os programas de dois dias conse­
cutivos podiam, assim, ser publicados nos jornais, ressalvadas determinadas condi­
ções referentes ao formato dessa publicação. As revistas semanais estavam ainda 
autorizadas a publicar os «destaques» da programação televisiva da semana. A 
BBC velava pelo rigoroso respeito das condições referidas na autorização, se ne­
cessário mediante acções judiciais contra as publicações que as não respeitassem. 

8 A editora Magill TV Guide Ltd (a seguir «Magill»), sociedade de direito irlandês, 
é uma filial a 100% da sociedade Magill Publications Holding Ltd. Foi criada com 
o objectivo de publicar na Irlanda e na Irlanda do Norte uma revista semanal, a 
Magill TV Guide, contendo informações relativas aos programas de televisão que 
os telespectadores dessa área podiam captar. Segundo as indicações fornecidas pe­
las partes, essa publicação iniciou-se em Maio de 1985. No início, a revista limi­
tava-se a dar informações sobre os programas de fim-de-semana da BBC, da RTE, 
da ITV e do Channel 4, bem como sobre os pontos fortes dos respectivos progra­
mas semanais. Foi na sequência da publicação, em 28 de Maio de 1986, de um 
número da Magill TV Guide que reproduzia a totalidade das listas de programas 
semanais de todos os canais de televisão que podem ser captados na Irlanda — 
incluindo a BBCl e a BBC2 — que o juiz irlandês intimou a sociedade Magill, em 
decisão de medidas provisórias proferida a pedido da BBC, da RTE e da ITP, a 
cessar a publicação das listas de programas semanais dessas três sociedades. Na 
sequência dessa intimação, a Magill pôs termo às suas actividades de edição. O 
mérito da causa foi parcialmente analisado pela High Court, que se pronunciou, 
em sentença proferida em 26 de Julho de 1989 pelo juiz Lardner, sobre o alcance, 
em direito irlandês, do direito de autor sobre as listas de programas. A este propó­
sito, a decisão desse tribunal tem o seguinte teor: «Os elementos de prova apresen­
tados convenceram-me de que as listas de programas televisivos semanais da BBC, 
tal como são publicadas pela Radio Times, constituem o produto final de um longo 
processo de planificação, preparação, arranjo e revisão, que implica uma grande 
actividade, uma vasta experiência e o exercício de competência técnica e qualida­
des de apreciação. São criação da BBC e, na minha opinião, constituem uma obra 
literária, na acepção de uma "compilação", segundo as secções 2 e 8 do Copyright 
Act 1963, ao abrigo do qual a BBC e a BBC Enterprises Limited demonstraram 
poder invocar o direito de autor na República da Irlanda» (ILRM 1990, p. 534, 
550). 

II - 543 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

9 Já anteriormente, em 4 de Abril de 1986, na perspectiva de publicar as listas sema­
nais completas, a Magill tinha apresentado uma denúncia à Comissão, nos termos 
do artigo 3.° do Regulamento n.° 17 do Conselho, de 6 de Fevereiro de 1962, 
primeiro regulamento de execução dos artigos 85.° e 86.° do Tratado (JO 1962, 
13, p. 204; EE 08 FI p. 22, a seguir «Regulamento n.° 17»), a fim de obter a 
declaração de que a ITP, a BBC e a RTE abusam da sua posição dominante ao 
recusar conceder autorizações para a publicação das respectivas listas de progra­
mas semanais. A Comissão decidiu iniciar o processo em 16 de Dezembro de 1987 
e enviou à BBC, no mês de Março de 1988, uma comunicação das acusações. Foi 
no termo desse processo que a Comissão adoptou, em 21 de Dezembro de 1988, a 
decisão ora impugnada. 

10 Na decisão, os produtos em causa são definidos do seguinte modo, quanto às três 
empresas em questão. Trata-se das listas de programas semanais publicadas pela 
ITP, pela BBC e pela RTE, bem como dos guias de televisão em que essas listas 
são publicadas (n.° 20, primeiro parágrafo, da decisão). Uma lista de programas 
comporta, segundo a definição da Comissão, «uma lista de programas a serem 
difundidos por ou em nome de uma organização de radiodifusão dentro de um 
determinado período de tempo, incluindo as seguintes informações: o título de 
cada programa a difundir, o canal, a data e a hora de transmissão» (n.° 7 da 
decisão). 

A Comissão conclui que, devido ao monopólio de facto dos organismos de radio-
teledifusão sobre as respectivas listas de programas semanais, os terceiros interessa­
dos na publicação de um guia semanal de televisão «estão, portanto, numa posição 
de dependência económica, característica de uma posição dominante». Além disso, 
prossegue a Comissão, esse monopólio é reforçado em termos de monopólio legal, 
na medida em que os mesmos organismos reivindicam a protecção do direito de 
autor sobre as respectivas listas semanais. Nestas condições, a Comissão observa 
que «não é possível existir concorrência de terceiros nesses mercados». Daí conclui 
que «a ITP, a BBC e a RTE detêm, cada uma delas, uma posição dominante na 
acepção do artigo 86.°» (n.° 22 da decisão). 

1 1 Para determinar a existência de um abuso, a decisão baseia-se mais especifica­
mente no disposto no segundo parágrafo, alínea b), do artigo 86.° do Tratado, nos 
termos do qual existe um abuso quando uma empresa que ocupa uma posição 
dominante limita a produção ou a distribuição em prejuízo dos consumidores 
(n.° 23, primeiro parágrafo, da decisão). Especificamente, a Comissão considera 

II - 544 



BBC / COMISSÃO 

existir no mercado uma «substancial procura potencial... de guias TV gerais» (ibi­
dem, quarto parágrafo). A Comissão verifica que ao utilizar a sua posição domi­
nante «para impedir a introdução de um novo produto no mercado, isto é, um 
guia TV semanal geral», a recorrente abusa dessa posição. Acrescenta que outro 
elemento de abuso se traduz no facto de a recorrente reservar para si, graças à 
política de que é acusada em matéria de informação sobre os seus programas, o 
mercado derivado dos guias de televisão semanais para esses programas (n.° 23 da 
decisão). 

Nestas condições, a Comissão recusa a ideia de que os factos denunciados se justi­
ficam pela protecção do direito de autor, declarando que, neste caso, a ITP, a 
BBC e a RTE «utilizam de facto os direitos de autor como um instrumento do 
abuso, de um modo que não integra o âmbito do objecto específico deste direito 
de propriedade intelectual» (n.° 23, penúltimo parágrafo). 

12 Quanto às medidas destinadas a pôr termo à infracção, o artigo 2.° do dispositivo 
da decisão tem o seguinte teor: «A ITP, a BBC e a RTE devem imediatamente pôr 
termo à violação, tal como referida no artigo 1.°, mediante o fornecimento recí­
proco e a terceiros, a pedido e numa base não discriminatória, das suas listas indi­
viduais antecipadas de programação semanal e autorizando a sua publicação por 
esses terceiros. Esta exigência não abrange as informações adicionais aos próprios 
programas, tal como são definidos na presente decisão 1. Se optarem por fornecer e 
permitir a reprodução da sua programação através de licenças, as eventuais royal­
ties exigidas pela ITP, pela BBC e pela RTE deverão ser de um montante razoá­
vel 2. Além disso, a ITP, a BBC e a RTE podem incluir em quaisquer licenças 
concedidas a terceiros as condições que considerem necessárias para assegurar uma 
cobertura global de alta qualidade de todos os seus programas, incluindo os de 
interesse minoritário e/ou regional e os de conteúdo cultural, histórico e educa­
tivo. Por conseguinte, deve exigir-se às partes que, no prazo de dois meses a con­
tar da notificação da presente decisão, apresentem propostas para aprovação pela 
Comissão das condições em que consideram que os terceiros devem ser autoriza­
dos a publicar as listas antecipadas da programação semanal que constituem o ob­
jecto da presente decisão.» 

13 Simultaneamente com o presente recurso de anulação da decisão, a recorrente pe­
diu, por requerimento apresentado no mesmo dia, isto é, em 10 de Março de 1989, 
a suspensão da execução dos artigos 1.° e 2.° da referida decisão. Por despacho de 
11 de Maio de 1989, o presidente do Tribunal de Justiça ordenou «a suspensão da 

1 — NT: Parte omissa na versão oficial portuguesa da decisão. 
2 — NT: E nao, «se escolherem faze-lo através de licenças, considera-se razoável a exigencia de royalties por parte da ITP, da BBC e 

da RTE», como consta da versão oficial portuguesa. 

II - 545 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

execução do artigo 2.° da decisão impugnada, na medida em que obriga as recor­
rentes a pôr imediatamente termo à violação constatada pela Comissão mediante o 
fornecimento recíproco e a terceiros, a pedido, e numa base não discriminatória, 
das suas listas individuais antecipadas de programação semanal e autorizando a sua 
publicação por esses terceiros». Quanto ao mais, os pedidos de medidas provisórias 
foram indeferidos (n.° 20, 76/89, 77/89 e 91/89 R, Colect., p. 1141). 

No âmbito do presente recurso de anulação da decisão, o Tribunal de Justiça ad-
mitiu, por despacho de 6 de Julho de 1989, a intervenção da sociedade Magill em 
apoio dos pedidos da Comissão. A fase escrita do processo correu parcialmente os 
seus termos perante o Tribunal de Justiça, que remeteu o processo ao Tribunal de 
Primeira Instância por despacho de 15 de Novembro de 1989, em aplicação do 
disposto no n.° 1 do artigo 3.° e no artigo 14.° da decisão do Conselho de 24 de 
Outubro de 1988 que institui um Tribunal de Primeira Instância das Comunidades 
Europeias. Com base no relatório preliminar do juiz-relator, o Tribunal de Pri­
meira Instância decidiu, no termo da fase escrita do processo, iniciar a fase oral 
sem instrução prévia. 

Pedidos das partes 

14 A BBC, recorrente, conclui pedindo que o Tribunal se digne : 

— anular a decisão, na medida em que se aplica à BBC; 

— a título subsidiário, declarar que a Comissão não tem, em direito comunitário, 
competência para ordenar à BBC que forneça a terceiros, sejam estes quais 
forem, as suas listas antecipadas de programação semanal e lhe ordenar que 
autorize a sua reprodução nem em condições aprovadas pela Comissão nem em 
quaisquer outras condições, designadamente sob a forma da concessão de li­
cenças; 

— condenar a Comissão nas despesas. 

A Comissão, recorrida, conclui pedindo que o Tribunal se digne: 

— negar provimento ao recurso; 

II - 546 



BBC / COMISSÃO 

— condenar a recorrente no pagamento das despesas efectuadas pela Comissão. 

Quanto ao pedido de anulação da decisão na sua globalidade 

15 A recorrente invoca a violação do artigo 86.° do Tratado e a insuficiência da 
fundamentação em apoio do seu pedido de anulação da decisão, na medida em 
que esta dá por verificada uma infracção ao referido artigo. 

— Quanto à violação do artigo 86. ° do Tratado e à insuficiência da fundamentação 

— Argumentos das partes 

16 No que se refere à condição de aplicação do artigo 86.° do Tratado relativa à 
detenção de uma posição dominante, a recorrente contesta a definição do mercado 
em causa acolhida na decisão. Contrariamente ao que a Comissão afirma, consi­
dera que os produtos a ter em consideração para apreciar a sua posição no mer­
cado, nos termos do artigo 86.°, não são as listas dos seus programas semanais e 
os guias da televisão em que estas são publicadas, mas os serviços de radioteledifu-
são. Com efeito, a recorrente considera que a sua missão de serviço público de 
radioteledifusão não consiste apenas em elaborar as listas de programas aquando 
da planificação das emissões, mas igualmente em divulgar de forma tão vasta 
quanto possível informações sobre os seus programas. A publicação da revista Ra­
dio Times respondia, assim, às exigências da missão de serviço público da BBC, 
assegurando uma apresentação exaustiva das suas emissões, servindo os interesses 
das regiões e das minorias e estando disponível no mercado a um preço razoável. 

A este respeito, a recorrente alega não deter uma posição dominante no mercado 
do fornecimento dos serviços de radiotelevisão. Recorda que o principal organismo 
de teledifusão na Irlanda é a RTE e que a recepção dos programas da BBC nesse 
país é fortuita. Quanto à Irlanda do Norte, a BBC encontrar-se-ia aí confrontada 
com uma forte concorrência por parte das empresas de televisão privada. 

17 Todavia, a recorrente acrescenta, a título subsidiário, que, caso, contrariamente à 
sua tese, o mercado dos serviços de radiotelevisão não seja visto como o mercado 
em causa, este deve ser definido como o mercado da informação sobre os progra­
mas televisivos em geral. Com efeito, a recorrente considera que múltiplas fontes 

II - 547 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

de informações sobre os programas televisivos, como a imprensa diária ou sema­
nal, os programas de anuncio, os serviços de teletexto e o conhecimento prévio dos 
horarios dos programas, podem substituir os guias de televisão, como demonstra, 
designadamente, o facto de um número relativamente pouco importante de irlan­
deses comprar a Radio Times. As revistas de televisão não constituiriam, pois, um 
mercado distinto do da informação sobre os programas em geral. 

Quanto a esse aspecto, a recorrente observa que não detém uma posição domi­
nante no mercado da informação sobre os programas televisivos em geral, na me­
dida em que apenas uma pequena proporção dos telespectadores compra guias 
semanais como a Radio Times. Explica que, para a maioria dos telespectadores, as 
informações sobre os programas, difundidas designadamente na imprensa diária ou 
semanal, permitem substituir largamente as revistas semanais de televisão. 

Após ter exposto a sua tese, a recorrente contesta a argumentação da Comissão 
referente à existência de um mercado constituído pelas listas dos seus programas. 
Começa por afirmar que o seu monopólio de facto ou de direito sobre as suas 
próprias listas de programas, que mais não é, esclarece, do que a consequência do 
seu direito de autor e do exercício desse direito pelo seu titular, não gera, em si 
mesmo, uma posição dominante, na acepção do artigo 86.° Invoca, a este respeito, 
o acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça em 8 de Junho de 1971, Deutsche 
Grammophon, n.° 16 (78/70, Recueil, p. 487). Após esta observação preliminar, a 
recorrente afirma, em especial, jamais ter existido uma revista semanal geral de 
televisão no mercado geográfico em causa. O que significaria que nenhum terceiro 
se encontra efectivamente, no que se refere às listas semanais dos programas da 
BBC, numa situação de dependência económica característica da existência de uma 
posição dominante. Daí conclui a recorrente que a simples existência de «poten­
ciais editores» num mercado das revistas gerais semanais de televisão, que consi­
dera puramente hipotético, não permite estabelecer a existência de uma posição 
dominante na acepção do artigo 86.° 

18 A recorrente contesta ainda a análise que levou a Comissão a declarar o carácter 
abusivo, na acepção do artigo 86.°, da sua política em matéria de informação so­
bre os seus programas. A título principal, afirma que, ao reservar para si a exclusi­
vidade da reprodução e da primeira comercialização das suas listas de programas, 
agiu dentro dos limites do objecto específico do seu direito de autor, o que em 
caso algum pode constituir um abuso na acepção do artigo 86.° A título subsidiá­
rio, sustenta que, ainda que os actos incriminados fossem susceptíveis de constituir 

II - 548 



BBC / COMISSÃO 

um abuso, não se demonstrou que possam ser assim qualificados no presente caso. 
O raciocínio da recorrente articula-se em quatro partes. 

19 A recorrente invoca, em primeiro lugar, o seu direito de autor sobre as suas pró­
prias listas de programas na Irlanda e na Irlanda do Norte. Remetendo para os 
acórdãos do Tribunal de Justiça de 5 de Outubro de 1988, Volvo (238/87, Co-
lect., p. 6211), e de 14 de Setembro de 1982, Keurkoop (144/81, Recueil, 
p. 2853), recorda que, no estado actual do direito comunitário e na falta de uma 
unificação no âmbito da Comunidade ou de uma aproximação das legislações na­
cionais, compete ao legislador nacional fixar as condições e as modalidades da 
protecção do direito de autor e, designadamente, determinar os produtos que be­
neficiam dessa protecção. A recorrente recorda que as listas de programas, tal 
como foram definidas pela Comissão no n.° 7 da decisão, estão protegidas pelo 
direito de autor nos dois territórios em questão. Remete, a este propósito, para os 
acórdãos proferidos pela High Court de Inglaterra e do País de Gales, no processo 
BBC e ITP/Time Out Limited (1984, FSR, p. 64), e pela High Court da Irlanda, 
no processo RTE, BBC e ITP/Magill, já referidos. Sublinha que, de acordo com 
as legislações britânica e irlandesa, o direito de autor comporta designadamente, 
para o seu titular, o direito de se opor à reprodução e à publicação da obra. 

20 Nesta perspectiva, a recorrente refere, em segundo lugar, que, segundo jurispru­
dência constante do Tribunal de Justiça, o simples facto de uma empresa se preva­
lecer, ao abrigo do direito nacional, da protecção do objecto específico de um 
direito de propriedade intelectual não constitui uma «exploração abusiva» na acep­
ção do artigo 86.° A este respeito, remete em especial para o acórdão Volvo, já 
referido, n.° 8. O Tratado, explica, invocando o acórdão proferido pelo Tribunal 
de Justiça em 6 de Outubro de 1982, Coditel (262/81, Recueil, p. 3381), e as 
conclusões do advogado-geral Reischl, não prejudica o objecto específico dos di­
reitos de propriedade intelectual conferidos pelas legislações dos Estados-membros. 
No que se refere ao objecto específico do direito de autor, em causa nos presentes 
autos, a recorrente esclarece que ele comporta necessariamente o direito exclusivo 
de reproduzir e publicar a obra protegida, bem como o recurso às correspondentes 
vias jurisdicionais (acórdão do Tribunal de Justiça de 17 de Maio de 1988, Warner 
Brothers, n.° 13, 158/86, Colect., p. 2605). 

21 Tendo em conta as considerações que antecedem, a recorrente afirma, em terceiro 
lugar, que, ao recusar autorizar a publicação das suas listas de programas semanais 
e ao intentar um processo judicial contra a sociedade Magill, se limitou a proteger 

II - 549 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

o objecto específico do seu direito de autor sobre as suas próprias listas de progra­
mas. A apreciação da Comissão, segundo a qual as práticas anteriormente referidas 
não integram «o âmbito do objecto específico (do direito de autor)», seria, por­
tanto, manifestamente errada. 

22 Acresce ainda que a instituição recorrida não teria cumprido a sua obrigação de 
fundamentar a decisão, em violação do artigo 190.° do Tratado, tal como foi in­
terpretado pelo Tribunal de Justiça no seu acórdão de 26 de Novembro de 1975, 
Papiers peints/Comissão (73/74, Recueil, p. 1491). A recorrente censura à Comis­
são, por um lado, não ter precisado, na sua decisão, o que entende por «àmbito do 
objecto específico (do direito de autor)» e, por outro, não ter indicado as razões 
pelas quais considerou, contrariamente — segundo a recorrente — a uma jurispru­
dência assente, consagrada no já referido acórdão Volvo, que o comportamento 
incriminado exorbitava do objecto específico do direito de autor. Quanto a este 
aspecto, a recorrente observa, em especial, que a decisão não faz referência a qual­
quer circunstância excepcional do tipo da referida no n.° 9 (reproduzido adiante, 
no n.° 33) do acórdão Volvo, ja referido, e que permita estabelecer, eventual­
mente, o carácter abusivo do exercício de um direito de propriedade intelectual 
pelo seu titular. No entendimento da recorrente, a natureza irregular dessa falta de 
fundamentação resulta, em especial, do facto de, na decisão, a Comissão ter, pela 
primeira vez, posto em causa o direito exclusivo de reprodução e de primeira co­
mercialização do objecto protegido pelo direito de autor. 

23 Finalmente, em quarto lugar, a recorrente sustenta a título subsidiário que, ainda 
que, contrariamente à sua tese anteriormente exposta, os actos incriminados fos­
sem ainda assim susceptíveis de constituir uma exploração abusiva de posição do­
minante, a Comissão não provou a existência de tal abuso. Com efeito, a Comis­
são não fez prova de que o conjunto dos consumidores sofreu efectivamente um 
prejuízo, na acepção do artigo 86.°, segundo parágrafo, alínea b), devido à inexis­
tência de um guia semanal geral de televisão, em razão da política de concessão de 
autorizações praticada pela recorrente. A recorrente nota que a simples recusa da 
parte do titular de um direito de autor de participar na criação de um novo pro­
duto, isto é, no caso vertente, uma revista geral de televisão, não pode constituir 
um abuso pelo facto de a Comissão considerar que esse produto corresponde a 
uma certa procura. Alega, a este respeito, com base no acórdão do Tribunal de 
Justiça de 29 de Junho de 1978, BP/Comissão (77/77, Recueil, p. 1513), que, na 
falta de prova de um prejuízo sofrido pelos consumidores, não compete à Comis­
são fazer com que o seu entendimento prevaleça sobre a política legitimamente 
prosseguida pela recorrente. 

II - 550 



BBC / COMISSÃO 

24 Ņ o que se refere à condição de aplicação do artigo 86.° referente à afectação do 
comércio entre os Estados-membros, a recorrente limita-se a referir que, no seu 
acórdão de 26 de Julho de 1989, já referido, a High Court considerou que a 
Magill não provara a existência de um efeito importante ou sensível da política da 
BBC, em matéria de informações relativas aos seus programas, no comércio entre 
os Estados-membros. 

25 A Comissão rejeita toda a argumentação aduzida pela recorrente no que se refere 
à violação do artigo 86.° e à insuficiência de fundamentação. 

26 Para provar a existência de uma posição dominante, a Comissão retoma os argu­
mentos que serviram de base à fundamentação da decisão. Afirma, em substância, 
que cada uma das recorrentes detém uma posição dominante em dois mercados 
limitados. O primeiro diz respeito às suas próprias listas de programas para a se­
mana seguinte, cujo monopólio a recorrente detém. O segundo é o mercado das 
revistas semanais de televisão, que constitui, segundo a Comissão, um submercado 
distinto do mercado geral das publicações diárias e semanais, dado que é o único a 
oferecer um produto — concretamente, informações completas sobre os programas 
semanais da BBC — para o qual existe uma procura específica. A Comissão subli­
nha a este respeito que, no momento dos factos, a Irlanda e o Reino Unido eram 
os únicos Estados-membros onde não existia qualquer guia semanal geral de televi­
são susceptível de entrar em concorrência com a revista Radio Times, que desse 
modo se encontrava numa situação de monopólio. 

27 Para demonstrar a natureza abusiva do comportamento censurado, a Comissão 
desenvolve o seu raciocínio a partir da premissa — que expressamente admitiu na 
audiência — de que as listas de programas beneficiam, em direito interno, da pro­
tecção do direito de autor. Sustenta, em primeiro lugar, que, mesmo nessas condi­
ções, as políticas e práticas em litígio prosseguidas pela recorrente não estão abran­
gidas pela protecção do direito de autor, tal como é reconhecida em direito comu­
nitário. 

28 Nesta perspectiva, a Comissão começa por chamar a atenção, de modo geral, para 
a incompatibilidade com as normas comunitárias de um direito nacional que con­
sagra a existência do direito de autor sobre as listas de programas. Recorda previa-

II-551 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

mente que, segundo jurisprudência assente, a indústria da televisão está sujeita às 
normas comunitárias (ver, designadamente, o acórdão do Tribunal de Justiça de 
6 de Outubro de 1982, Coditei, 262/81, já referido). Sublinha que uma regula­
mentação nacional que instituísse um direito de autor sobre as listas de programas 
permitiria às sociedades de radioteledifusão utilizar um monopólio legal legítimo 
em matéria de difusão dos programas radiotelevisivos numa determinada frequên­
cia, para manter um monopólio ilegítimo no mercado anexo, situado a jusante, das 
publicações desses programas semanais, e opor-se, desse modo, ao aparecimento 
de um produto concorrente de um novo tipo, sob a forma de um guia geral de 
televisão. A protecção das listas de programas pelo direito de autor criaria ainda 
um obstáculo à realização do mercado único dos serviços de radioteledifusão, ba­
seado no artigo 59.° do Tratado. Com efeito, na falta de um mercado único de 
informação sobre os programas, o direito dos consumidores de beneficiarem de 
uma «televisão sem fronteiras» ficaria comprometido, dado que os telespectadores, 
pouco inclinados a comprar um grande número de revistas contendo, respectiva­
mente, a programação de uma única estação, estariam igualmente menos tentados 
a ver programas, designadamente em língua estrangeira, sobre os quais possuem 
poucas informações. 

29 A Comissão recorda que, para resolver o conflito referido no número anterior 
entre, por um lado, o direito de autor e, por outro, as normas relativas designada­
mente à livre concorrência, a via a seguir consiste, segundo jurisprudência assente, 
em identificar, em cada caso concreto, o «objecto específico» do direito de pro­
priedade intelectual, único que merece protecção especial no ordenamento jurídico 
comunitário e justifica por essa razão certas derrogações às normas comunitárias. 
Para esse efeito, a Comissão convida, antes de mais, a que nos interroguemos 
sobre a legitimidade e as razões subjacentes à manutenção, que qualifica de invul­
gar, de um direito de autor sobre as listas de programas. Segundo a instituição 
recorrida, deve, com efeito, apreciar-se no presente caso o «valor» ou o «bem 
fundado» do direito de autor sobre as listas semanais, em relação aos objectivos 
normalmente atribuídos a esse direito. Nesta óptica, precisa a Comissão, é necessá­
rio designadamente ter em consideração a natureza do bem protegido, nos seus 
aspectos tecnológico, cultural ou inovador, bem como os objectivos e a justifica­
ção, em direito interno, do direito de autor sobre as listas (ver, designadamente, os 
acórdãos do Tribunal de Justiça de 8 de Junho de 1982, Nungesser/Comissão, 
258/78, Recueil, p. 2015; de 6 de Outubro de 1982, Coditei, 262/81, já referido; 
de 30 de Junho de 1988, Thetford, n.°s 17 a 21, 35/87, Colect., p. 3585; e de 
17 de Maio de 1988, Warner Brothers, n.°s 10 a 16, 158/86, já referido). 

30 Aplicando os critérios que acabam de ser enunciados, a Comissão argumenta que, 
no presente caso, as listas de programas não apresentam em si mesmas qualquer 

II - 552 



BBC / COMISSÃO 

natureza secreta, inovadora ou que se prenda com a investigação. Pelo contrário, 
constituem simples informações factuais e não podem, portanto, estar protegidas 
pelo direito de autor. O esforço criativo necessário para a sua elaboração é, com 
efeito, directamente recompensado pela importância da audiência das emissões. E 
a violação, feita pela decisão, do direito de autor sobre as listas de programas de 
modo algum afecta a actividade de radioteledifusão, que é distinta da da publica­
ção. Recordando as conclusões do advogado-geral Mischo no processo Thetford, 
já referido, a Comissão observa que a manutenção do direito de autor sobre as 
listas de programas apenas se pode explicar pela vontade de «reservar um monopó­
lio» ao seu titular. 

31 Em segundo lugar, após ter sustentado, como acaba de ser exposto, que a protec­
ção das listas de programas pelo direito de autor não corresponde à função essen­
cial deste direito, a Comissão sublinha a natureza abusiva da política da recorrente 
em matéria de informação sobre os seus programas semanais. Denuncia particular­
mente a natureza abusiva da recusa arbitrária, isto é, sem justificação que se 
prenda com as exigências do segredo, da investigação e do desenvolvimento ou 
com outras considerações objectivamente verificáveis, de autorizar a Magill e ou­
tros «potenciais concorrentes» no mercado das revistas semanais de televisão a pu­
blicar essas informações, com a única finalidade de impedir o aparecimento de 
todo e qualquer produto concorrente. 

32 A este respeito, a Comissão sustenta, nas suas observações, que a política seguida 
pela recorrente, em matéria de concessão de autorizações, estabelece uma discrimi­
nação «contra um novo produto surgido sob a forma de uma revista geral que 
faria concorrência à revista de cada uma das (sociedades em questão)», ou, por 
outras palavras, «contra a Magill e outros potenciais concorrentes no mercado que 
oferecessem revistas semanais gerais». A Comissão precisa igualmente a este res­
peito que, «se os organismos de radioteledifusão tivessem decidido, fosse por que 
razão fosse, não distribuir a ninguém informações sobre os programas previstos, a 
análise poderia ser diferente; mas distribuem-nos a duas categorias de agentes eco­
nómicos: aos seus próprios periódicos com leitores certos e às publicações diárias 
que não fazem concorrência a esses periódicos. Estes factores indicam que a recusa 
de autorizar a publicação por outras empresas é arbitrária e discriminatória». Esse 
caracter arbitrário é corroborado pelo facto de a BBC proceder a uma discrimina­
ção em relação às revistas gerais de televisão publicadas em certos Estados-mem-
bros, mas não se opor a tais publicações na Bélgica e nos Países Baixos. 

II - 553 



ACÓRDÃO DE 1O. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

33 Além disso, a Comissão invoca em apoio da sua tese os acórdãos proferidos pelo 
Tribunal em 5 de Outubro de 1988, nos processos Volvo, n.° 9 (238/87, já refe­
rido) e O C R A , n.° 16 (dito «Renault», 53/87, Colect., p. 6039). Cita, em espe­
cial, o n.° 9 do acórdão Volvo, que tem o seguinte teor: «o exercício do direito 
exclusivo pelo titular de um modelo industrial relativo a painéis de carroçaria de 
veículos automóveis pode ser proibido pelo artigo 86.° se der origem, por parte de 
uma empresa em posição dominante, a certos comportamentos abusivos, tais como 
a recusa arbitrária de fornecer peças sobresselentes a garagens independentes, a 
fixação dos preços das peças sobresselentes a um nível não equitativo ou a decisão 
de deixar de produzir peças sobresselentes para um determinado modelo, apesar 
de muitos veículos desse modelo ainda continuarem a circular, desde que esses 
comportamentos possam afectar o comércio entre os Estados-membros». Segundo 
a Comissão, o comportamento censurado à recorrente está próximo da recusa ar­
bitrária, a que se refere o Tribunal de Justiça nos acórdãos citados, do titular do 
modelo industrial de fornecer peças sobresselentes a garagens independentes, tribu­
tárias desse fornecimento para o prosseguimento das suas actividades. Com efeito, 
ao recusar autorizar designadamente a sociedade Magill a publicar as suas listas 
semanais, a recorrente colocou um obstáculo à sua actividade de edição de revistas 
gerais de televisão. 

Na mesma ordem de ideias, a Comissão afirma igualmente que o comportamento 
censurado à BBC se distingue do que o Tribunal de Justiça considerou lícito no 
acórdão Volvo, já referido. Com efeito, resulta desse acórdão (n.° 11) que o facto 
de um construtor automóvel, titular de um direito de modelo industrial regisudo, 
reservar para si o fabrico da totalidade das peças sobresselentes para os seus veícu­
los não constitui em si um abuso. Concretamente, a Comissão sublinha o facto de 
que o mercado das peças sobresselentes era o principal sector de actividade da 
empresa Volvo. Pelo contrário, a BBC explorou uma posição dominante num mer­
cado (o mercado da informação sobre os seus programas), que se insere no seu 
principal sector de actividade, a radioteledifusão, a fim de obter vantagens no mer­
cado da edição, que constitui um sector económico distinto, situado a jusante. 
Acresce que o prejuízo sofrido pelos consumidores, que não podiam dispor de um 
novo produto, isto é, uma revista geral de televisão, para o qual existia grande 
procura, constitui um factor agravante que transforma em abuso a política da re­
corrente em matéria de informação sobre os seus programas semanais. Em contra­
partida, a Comissão sublinha que, no processo Volvo, os consumidores podiam 
obter peças sobresselentes e era possível uma concorrência entre as garagens inde­
pendentes e mesmo entre os vários construtores, cuja clientela tinha a possibilidade 
de se reorientar para outras marcas caso as peças sobresselentes se tornassem de­
masiado caras ou pouco disponíveis no mercado. 

II - 554 



BBC / COMISSÃO 

34 A Comissão refuta ainda a argumentação da recorrente que se baseia nas suas 
obrigações de serviço público. Considera, com efeito, que incumbia à BBC adaptar 
o conteúdo e a apresentação da Radio Times caso o considerasse adequado. 

35 A Comissão refere a inda que a sua análise quan to à ut i l ização abusiva d o direi to 
de au to r se aplica igualmente a situações diferentes da d o caso em apreço , em 
matér ia , p o r exemplo , de software pa ra computadores . 

36 Para provar que o comportamento incriminado é susceptível de afectar o comércio 
entre os Estados-membros, a Comissão alega que o efeito no comércio entre a 
Irlanda e o Reino Unido deve ser determinado por referência, designadamente, ao 
volume comercial que apresentam, potencialmente, as revistas gerais. Refere que a 
existência de um fluxo comercial potencial de guias de televisão entre a Irlanda e a 
Irlanda do Norte é confirmada pelas afirmações de um perito da BBC, na audição 
da recorrente. Com efeito, ele explicou as reticências da recorrente, no que se 
refere à publicação de guias gerais, pelo receio de que tais guias, publicados em 
língua inglesa e contendo, designadamente, os programas da BBC, sejam importa­
dos para o Reino Unido. 

37 P o r seu lado, a interveniente, a sociedade Magil l , sublinha que , nesta fase d o p r o ­
cesso, a H i g h C o u r t já declarou que , em direi to ir landês, as listas de p rogramas 
beneficiam da protecção do direito de autor e que a Magill violou esse direito. Por 
conseguinte, o resultado do processo que a opõe à BBC, à ITP e à RTE, perante o 
juiz irlandês, dependerá das respostas dadas pelo juiz comunitário à questão da 
compatibilidade com o direito comunitário das práticas censuradas na decisão da 
Comissão. A Magill recorda que os efeitos resultantes dos despachos de medidas 
provisórias de 1986, bem como as despesas efectuadas com os processos no tribu­
nal nacional, a impossibilitaram de prosseguir as suas actividades e de continuar a 
concorrer no mercado com a BBC, a ITP e a RTE. 

38 Além disso, a Magill apoia o conjunto das observações da Comissão. Refuta a 
interpretação oferecida pela recorrente, segundo a qual a decisão impõe a conces­
são de licenças obrigatórias. A este respeito, sublinha a importância do consenti­
mento do titular do direito de autor. Segundo a Magill, «se não fosse concedida 
nenhuma autorização a terceiros... (a) recorrente poderia verdadeiramente susten-

II - 555 



ACÓRDÃO DE 10. 7. 1991 — PROCESSO T-70/89 

tar que mais não faz do que explorar em seu benefício o direito exclusivo de que é 
titular». Pelo contrário, a partir do momento em que a recorrente aceita conceder 
autorizações para a reprodução das informações referentes aos seus programas 
diários, não pode, segundo a Magill, utilizar o seu direito de autor para obstar à 
publicação das suas listas semanais por terceiros. 

39 A Magill afirma igualmente que o comportamento censurado é abusivo, na acep­
ção do artigo 86.°, «precisamente porque foi concebido de modo idêntico pelos 
três organismos nacionais de televisão, de forma a impor a todos os meios de 
informação com eles concorrentes no conjunto do território de dois Estados-mem-
bros um regime uniforme destituído de justificação objectiva, com a finalidade de 
proteger uma parte do mercado de que se apropriaram em benefício das suas três 
publicações próprias». A Magill considera que esse regime comum se funda num 
acordo tácito. 

40 A recorrente responde que a Comissão invoca, perante o Tribunal de Primeira 
Instância, factos e elementos novos que não figuram nem na comunicação das 
acusações nem na decisão. A Comissão teria violado, desse modo, os direitos de 
defesa, quer no âmbito do processo administrativo, quer perante o Tribunal de 
Primeira Instância (acórdãos do Tribunal de Justiça de 4 de Julho de 1963, Alema­
nha/Comissão, 24/62, Recueil, p. 129; e de 15 de Março de 1967, Cimenteries 
CBR/Comissão, 8/66 a 11/66, Recueil, p. 93). 

A recorrente sustenta, em especial, que a argumentação da recorrida, que assenta 
em pôr em causa a compatibilidade, com o direito comunitário, da legislação na­
cional que prevê a protecção das listas de programas pelo direito de autor, é inad­
missível na fase do processo judicial, devido à sua novidade. Nesta perspectiva, 
sublinha a inadmissibilidade do argumento segundo o qual o direito de autor sobre 
as listas de programas constitui um «direito de autor sobre factos e ideias». De 
igual modo, seriam inadmissíveis as alegações da Comissão referentes à natureza 
arbitrária e discriminatória do comportamento censurado, alegações essas que tam­
bém não figuram nem na comunicação das acusações nem na decisão. Quanto a 
este último aspecto, a recorrente observa que os fundamentos expostos no n.° 23 
da decisão, admitindo que fossem correctos, não seriam infirmados se a BBC 
nunca tivesse concedido uma autorização a terceiros. Isso prova que a decisão não 
se funda na verificação de uma discriminação. Por conseguinte, no entendimento 
da recorrente, a existência de uma discriminação não pode justificar a decisão, 
uma vez que não constitui o fundamento desta. Acresce que a recorrente contesta 
a admissibilidade do fundamento, unicamente invocado pela Magill, baseado na 
alegada existência de um acordo tácito entre a BBC, a ITP e a RTE. O referido 

II - 556 



BBC / COMISSÃO 

fundamento, nota a recorrente, baseia-se numa violação do n.° 1 do artigo 85.° 
do Tratado e, portanto, é inadmissível. 

41 Quanto ao mérito, a recorrente observa que, no que se refere à natureza pretensa­
mente abusiva da sua política em matéria de autorizações, a Comissão não aborda 
a dificuldade inerente ao facto de a recusa de autorizar a reprodução das listas de 
programas não poder constituir um abuso, uma vez que tal solução implicaria «a 
perda, para o titular, da substância do seu direito exclusivo». A este respeito, a 
natureza do bem protegido pelo direito de autor e o valor relativo deste não têm 
relevância para a apreciação do alcance desse direito. A recorrente nota, com 
efeito, que o objecto essencial e a justificação do direito de autor são os mesmos, 
quer os produtos protegidos sejam ou não inéditos ou se prendam com o «segredo 
dos negócios» ou com uma actividade de investigação. Assim, a regulamentação 
relativa ao direito de autor na Irlanda e no Reino Unido não toma em considera­
ção a natureza, segundo a expressão da Comissão, «banal» ou não da obra, o que, 
de resto, considera a recorrente, releva de uma apreciação puramente subjectiva. 
De igual modo, o facto de a BBC autorizar gratuitamente numerosos terceiros a 
divulgar diariamente elementos de informação protegidos pelo direito de autor não 
só não significa que essas informações tenham pouco valor ou não constituam um 
bem «precioso», mas não tem também qualquer relevância para efeitos da aprecia­
ção do alcance do direito de autor que os protege. 

42 A recorrente rejeita ainda a tese da Comissão, relativa à sua pretensa «política 
discriminatória de concessão de autorizações», que consistiria em reservar a auto­
rização de publicar os elementos protegidos para certas categorias de terceiros e 
excluir, dentre estes, os que pretendam publicar uma revista geral semanal de tele­
visão. Após ter precisado que a discriminação se define essencialmente como uma 
diferença de tratamento de situações objectivamente similares, contesta a natureza 
discriminatória da sua política, afirmando estar disposta a conceder autorizações a 
qualquer jornal, periódico ou revista, nas condições que até agora aplicou. Na 
mesma ordem de ideias, rejeita o argumento aduzido pela interveniente, segundo o 
qual o comportamento em causa excedeu o objecto específico do direito de autor, 
uma vez que, após ter consentido na publicação das suas listas de programas por 
parte de terceiros, a BBC restringiu as condições em que estes as podiam publicar. 
A recorrente expõe a este respeito que, juridicamente, um titular de um direito de 
autor que prossiga uma política liberal e conceda autorizações em certas condições 
não fica sujeito, por esse facto, à obrigação de conceder autorizações sem quais­
quer restrições. 

II - 557 


