Serviços do Tribunal de Justiça
O Tribunal de Justiça da União Europeia é apoiado por vários serviços administrativos fundamentais. Estes serviços prestam ao Tribunal de Justiça o que é necessário para o cumprimento da sua missão. O Secretário do Tribunal de Justiça supervisiona os serviços, sob a autoridade do Presidente do Tribunal de Justiça.
Estrutura organizacional do Tribunal de Justiça
Os serviços do Tribunal de Justiça estão divididos em três grandes grupos.
- Serviços administrativos e outros serviços de apoio: Geridos pela Direção-Geral da Administração, estes serviços asseguram o funcionamento interno e a gestão do Tribunal de Justiça, por exemplo, no que diz respeito aos recursos humanos, aos assuntos financeiros e à gestão dos edifícios do Tribunal de Justiça.
- Serviços linguísticos: Geridos pela Direção-Geral do Multilinguismo, estes serviços asseguram a tradução dos documentos jurídicos e a interpretação dos processos judiciais nas 24 línguas oficiais da União Europeia.
- Serviços de informação: Geridos pela Direção-Geral da Informação, estes serviços abrangem a informática, a biblioteca do Tribunal de Justiça, o serviço de comunicação e as visitas públicas ao Tribunal de Justiça.
O Tribunal de Justiça dispõe também de uma Direção da Investigação e Documentação, que presta apoio ao Tribunal de Justiça em matéria de direito comparado e contribui para a divulgação da jurisprudência da União Europeia.
A Direção do Protocolo e das Visitas organiza visitas oficiais e outros eventos protocolares, bem como seminários e visitas de grupo ao Tribunal de Justiça.
Todos estes serviços apoiam o trabalho do Tribunal de Justiça e do Tribunal Geral.
Tanto o Tribunal de Justiça como o Tribunal Geral têm a sua própria Secretaria, que é o ponto de contacto das partes nos processos no Tribunal de Justiça da União Europeia. As secretarias asseguram o tratamento eficaz dos processos, bem como a receção, a notificação e o arquivo de todos os documentos processuais.
-
- BG (Documento PDF, que abre num novo tab)
- ES (Documento PDF, que abre num novo tab)
- CS (Documento PDF, que abre num novo tab)
- DA (Documento PDF, que abre num novo tab)
- DE (Documento PDF, que abre num novo tab)
- ET (Documento PDF, que abre num novo tab)
- EL (Documento PDF, que abre num novo tab)
- EN (Documento PDF, que abre num novo tab)
- FR (Documento PDF, que abre num novo tab)
- HR (Documento PDF, que abre num novo tab)
- IT (Documento PDF, que abre num novo tab)
- LV (Documento PDF, que abre num novo tab)
- LT (Documento PDF, que abre num novo tab)
- HU (Documento PDF, que abre num novo tab)
- MT (Documento PDF, que abre num novo tab)
- NL (Documento PDF, que abre num novo tab)
- PL (Documento PDF, que abre num novo tab)
- PT (Documento PDF, que abre num novo tab)
- RO (Documento PDF, que abre num novo tab)
- SK (Documento PDF, que abre num novo tab)
- SL (Documento PDF, que abre num novo tab)
- FI (Documento PDF, que abre num novo tab)
- SV (Documento PDF, que abre num novo tab)
-
A Secretaria do Tribunal de Justiça assegura uma administração eficiente e eficaz da justiça. Assegura o bom funcionamento dos processos judiciais, desde a manutenção das peças processuais até à gestão dos autos. Desempenha um papel fundamental na organização das audiências, na atualização das bases de dados processuais e na simplificação da comunicação entre o Tribunal de Justiça e as partes num processo.
-
A Secretaria do Tribunal Geral assegura uma administração eficiente e eficaz da justiça. Assegura o bom funcionamento dos processos judiciais, desde a manutenção das peças processuais até à gestão dos autos. Desempenha um papel fundamental na organização das audiências, na atualização das bases de dados processuais e na simplificação da comunicação entre o Tribunal Geral e as partes num processo.
-
A Direção-Geral da Administração desempenha funções administrativas destinadas a dotar o Tribunal de Justiça da União Europeia dos recursos humanos e financeiros necessários ao seu bom funcionamento. Assegura também um ambiente de trabalho eficiente e seguro para os Membros e funcionários do Tribunal de Justiça.
-
A Direção dos Recursos Humanos é responsável por definir e executar a política de recursos humanos do Tribunal de Justiça, que se baseia no Estatuto dos Funcionários e no Regime aplicável aos Outros Agentes da União Europeia.
-
A Direção do Orçamento e dos Assuntos Financeiros é responsável pela elaboração e gestão do orçamento e pela contabilidade do Tribunal de Justiça da União Europeia. Assegura a correta aplicação das regras financeiras, como o Regulamento Financeiro e os princípios de controlo interno.
-
A Direção dos Edifícios e da Segurança gere os edifícios e outros recursos do Tribunal de Justiça da União Europeia e assegura a segurança. Proporciona um ambiente profissional seguro e eficiente a todos os membros, funcionários e visitantes.
-
A Direção-Geral do Multilinguismo assegura que a interpretação das audiências e a tradução dos documentos para todas as línguas oficiais da União Europeia seja da mais elevada qualidade.
-
A Direção da Interpretação do Tribunal de Justiça da União Europeia assegura a interpretação em tempo real durante as audiências. As equipas de intérpretes são constituídas em função da língua do processo, dos Estados‑Membros em causa e das necessidades dos Membros ou dos visitantes. Desta forma, todos os cidadãos presentes têm igual acesso à justiça no Tribunal de Justiça, independentemente da sua língua.
-
O serviço de tradução jurídica do Tribunal de Justiça da União Europeia assegura a tradução em todas as 24 línguas oficiais da União Europeia. Os seus juristas-linguistas traduzem cerca de 1,3 milhões de páginas de textos jurídicos complexos por ano.
-
A Direção‑Geral da Informação agrupa todos os serviços responsáveis pela gestão e partilha de informações no Tribunal de Justiça da União Europeia.
-
A Direção das Tecnologias da Informação do Tribunal de Justiça da União Europeia desenvolve e gere os sistemas de informação do Tribunal de Justiça, implementa a sua estratégia em matéria de tecnologias da informação e supervisiona as suas operações informáticas, a segurança e os serviços multimédia.
-
A Direção da Biblioteca gere a biblioteca física do Tribunal de Justiça da União Europeia e a sua crescente coleção virtual e online. É também responsável pela manutenção do catálogo da Biblioteca, publica a jurisprudência do Tribunal de Justiça e acolhe os visitantes externos na Biblioteca.
-
A Direção da Comunicação gere toda a comunicação interna e externa, bem como os eventos e as atividades de informação do Tribunal de Justiça da União Europeia. Está na linha da frente do compromisso de transparência do Tribunal de Justiça.
-
A Direção do Protocolo e das Visitas organiza os eventos e as atividades oficiais do Tribunal de Justiça da União Europeia. É composta pela equipa Protocolo, pela Unidade Seminários e Visitas e por uma secção responsável pela gestão das obras de arte confiadas ou emprestadas ao Tribunal de Justiça.
-
A Direção de Investigação e Documentação fornece conhecimentos especializados em matéria de direito comparado e análises de alta qualidade da jurisprudência, para apoiar o trabalho do Tribunal de Justiça da União Europeia. Elabora análises preliminares dos pedidos de decisão prejudicial e dos recursos, redige notas de investigação e resume os acórdãos mais importantes. É responsável pela manutenção dos dados nas bases de dados do Tribunal de Justiça, para facilitar a investigação jurídica. Acompanha também a evolução do direito da União e dos direitos humanos e coordena a Rede Judiciária da União Europeia.
-
A Unidade Projetos e Coordenação Terminológicos gere a terminologia jurídica multilingue comparada no Tribunal de Justiça da União Europeia.
-
O Consultor Jurídico para os Assuntos Administrativos presta aconselhamento jurídico ao Tribunal de Justiça da União Europeia sobre o seu funcionamento administrativo. Representa também o Tribunal de Justiça em litígios em matéria de pessoal e noutros processos judiciais.
-
O Encarregado da Proteção de Dados (EPD) assegura que o Tribunal de Justiça da União Europeia cumpre as regras em matéria de proteção de dados nas suas atividades não judiciais e presta aconselhamento independente sobre as responsabilidades do Tribunal de Justiça em matéria de proteção de dados. O EPD também mantém um registo público das atividades de tratamento de dados e pode ser contactado para questões relacionadas com os dados pessoais tratados pelo Tribunal de Justiça.
-
O auditor interno tem uma função independente e é responsável por verificar o bom funcionamento dos sistemas e procedimentos de execução orçamental do Tribunal de Justiça da União Europeia. Promove a boa gestão financeira e ajuda o Tribunal de Justiça a alcançar os seus objetivos, prestando garantias e aconselhamento de forma independente, objetiva e com base no risco.
