-
Em 1 de maio de 2004, aderiram à União Europeia dez novos Estados‑Membros: a República Checa, a Estónia, Chipre, a Letónia, a Lituânia, a Hungria, Malta, a Polónia, a Eslováquia e a Eslovénia. Foi o maior alargamento de sempre em termos de população e de número de países. Além disso, esta adesão trouxe para o espaço jurídico comum da União Europeia uma grande variedade de histórias nacionais, bem como de culturas e de tradições jurídicas. Tendo em conta, por um lado, o nível de integração alcançado pela União Europeia até 2004, e, por outro, a diversidade que os dez Estados‑Membros representavam, não pode deixar de se sublinhar a importância que esta ocasião constituiu. É legítimo afirmar que o alargamento de 2004 configurou em si mesmo um acontecimento fundador – uma mudança de paradigma – que uniu a Europa de leste e a Europa ocidental num projeto constitucional comum. A União Europeia difundiu os seus valores e princípios em zonas da Europa cujas histórias são especialmente complexas. Embora os dez novos Estados‑Membros tenham aderido à União com particular determinação e esperança de liberdade, justiça e prosperidade, esta determinação viria a ser testada por desafios significativos.
-
Em 2022, o Tribunal de Justiça da União Europeia celebrou o seu 70.º aniversário. Para assinalar a ocasião, realizaram‑se vários eventos ao longo do ano, nomeadamente o Fórum dos Magistrados consagrado ao tema «Uma justiça próxima do cidadão», uma Audiência Solene e a emissão de um selo comemorativo.
-
CJEU “Innovation Days” Conference22 - 23 May 2023hosted by the Court of Justice of the EU (CJEU), in Luxembourg
-
Farewell ceremonies for the British judges of the Court of Justice of the European Union, Ian Forrester (General Court) and Christopher Vajda (Court of Justice), were held on 6th and 12th February respectively.
-
No dia 13 de maio de 2013, teve lugar na sede do Tribunal de Justiça, no Luxemburgo, uma jornada de reflexão comemorativa do 50.º aniversário do acórdão «Van Gend en Loos», proferido em 5 de fevereiro de 1963. No decurso dessa jornada, o acórdão foi examinado enquanto fonte e matriz dos princípios que moldaram o edifício constitucional da União e do ponto de vista das suas potencialidades no desenvolvimento futuro da construção europeia.
-
Em 25 de setembro de 2019, para assinalar o trigésimo aniversário da criação do Tribunal Geral da União Europeia, foi organizado um colóquio no Tribunal de Justiça da União Europeia.
