Nova versão da base de dados de jurisprudência e motor de pesquisa InfoCuria

O Tribunal de Justiça da União Europeia lançou uma nova versão da sua base de dados de jurisprudência e motor de pesquisa InfoCuria.

Clara, intuitiva e de fácil utilização, esta nova plataforma permite aceder diretamente a um largo número de documentos e de dados relacionados com o trabalho do Tribunal de Justiça.

Através do novo motor de pesquisa, os utilizadores podem pesquisar desde acórdãos, conclusões e despachos a documentos de natureza processual, sumários de processos e comunicados de imprensa. A InfoCuria também contém dados de contexto úteis, incluindo classificações do processo, referências a atos e a decisões citadas, ou ainda a palavras‑chave que facilitam a compreensão e a exploração do Direito da União.

A nova plataforma InfoCuria oferece uma experiência de pesquisa semelhante à da maioria dos motores de pesquisa Internet, abrangendo tanto o texto integral como os metadados dos documentos. Possibilidades como as sugestões automáticas, as pesquisas aproximativas, os operadores booleanos, os filtros, o afinamento de resultados e o sublinhado dos textos permitem localizar a informação correta de forma mais rápida e fácil.

Esta nova plataforma da InfoCuria será atualizada periodicamente visto que o Tribunal de Justiça trabalha constantemente para melhorar os serviços que presta. Atualmente em desenvolvimento e a ser lançada em breve está também uma interface de pesquisa avançada pensada para os profissionais do Direito. Esta permitirá efetuar pesquisas multicritérios, através nomeadamente de filtros de pesquisa por órgão jurisdicional de reenvio, por tipo de processo, por resultado do processo, pela composição do Tribunal, bem como pelos advogados-gerais ou pelos juízes‑relatores intervenientes. Versões posteriores do motor de pesquisa também indexarão outros conteúdos no sítio Internet Curia, incluindo recursos jurídicos importantes como as fichas temáticas, as notas de pesquisa e os boletins mensais.

A InfoCuria passa agora a estar disponível nas 24 línguas oficiais da União Europeia, o que permite que os utilizadores pesquisem e selecionem na língua que escolherem.

Com esta modernização da InfoCuria, o Tribunal de Justiça torna a sua jurisprudência mais acessível e permite um acompanhamento mais fácil das suas atividades, permitindo que os cidadãos, os investigadores e os profissionais do Direito interajam de forma mais eficaz com o Direito e com a Justiça da União.

Descubra todas as potencialidades do novo motor de pesquisa!