Direção dos Recursos Humanos

A Direção dos Recursos Humanos é responsável por todos os aspetos da gestão dos recursos humanos do Tribunal de Justiça da União Europeia. Assegura que o Tribunal de Justiça recorre a pessoal devidamente qualificado e competente, proveniente de diversos contextos geográficos e culturais, para cumprir a sua missão. Supervisiona o recrutamento e a progressão na carreira e define e executa o programa de formação e desenvolvimento dos funcionários. Também gere os salários e outros pagamentos e implementa medidas para garantir o bem‑estar dos funcionários e um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.

Em conformidade com o compromisso do Tribunal de Justiça em matéria de igualdade de oportunidades, a Direção dos Recursos Humanos está profundamente empenhada em promover um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, onde o multilinguismo, a cooperação e a diversidade de perspetivas são valorizados.

Estrutura organizacional

A Direção dos Recursos Humanos é composta por quatro unidades.

  1. Seleção de Talentos: Esta unidade gere o recrutamento e a seleção do pessoal, bem como as transferências internas e a mobilidade. Presta aconselhamento em matéria de carreiras e gere o programa de estágios do Tribunal de Justiça.
  2. Condições de Trabalho: Esta unidade é responsável pela medicina no trabalho e pela assistência social. Define e implementa medidas destinadas a proteger a saúde no local de trabalho e a promover o bem-estar do pessoal. Coordena diferentes medidas que facilitam o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada, o trabalho a tempo parcial e as licenças parental e para assistência à família
  3. Desenvolvimento de Talentos: Esta unidade desenvolve e executa o programa de formação profissional. Este programa abrange, nomeadamente, os domínios linguístico, jurídico, informático e de gestão. Esta unidade assegura também o acompanhamento dos serviços nos processos de mudanças organizacionais importantes. É responsável pelos relatórios de notação e pelos procedimentos de certificação e de promoção.
  4. Gestão de Direitos: Esta unidade gere os direitos pecuniários e o pagamento dos vencimentos dos Membros e dos funcionários do Tribunal de Justiça. Esta unidade trata também dos reembolsos das despesas de deslocação em serviço dos Membros e dos funcionários e estabelece os direitos de aposentação.