Direção-Geral da Administração

A Direção-Geral da Administração, que funciona sob a autoridade do Secretário do Tribunal de Justiça, apoia e melhora o desempenho do Tribunal de Justiça, através da gestão do seu bem mais precioso, o seu pessoal. Promove o seu desenvolvimento profissional e bem-estar num ambiente de trabalho produtivo, ético e conforme às regras. O Tribunal de Justiça emprega cerca de 2 300 funcionários e outros agentes.

A Direção-Geral da Administração elabora as estimativas do orçamento do Tribunal de Justiça. Após a sua aprovação, com ou sem alterações, pela autoridade interna competente, a Direção-Geral apresenta-as e defende-as perante os dois elementos da autoridade orçamental da União Europeia – o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia. Após a aprovação do orçamento pela autoridade orçamental, a Direção-Geral supervisiona a sua execução. O orçamento anual do Tribunal de Justiça é superior a 500 milhões de euros por ano.

A Direção-Geral da Administração também é responsável pelo desenvolvimento, manutenção, gestão e proteção dos edifícios e instalações técnicas do Tribunal de Justiça.

Para desempenhar estas funções, a Direção-Geral está organizada em três direções: