Torre Comenius

A Torre Comenius do Tribunal de Justiça da União Europeia tem o nome de Jan Amos Komenský, um filósofo e educador que defendeu a educação universal e a promoção das línguas como chave do conhecimento. A torre, que faz parte da quarta ampliação do Palais do Tribunal de Justiça, apresenta uma impressionante fachada dourada, que lhe confere uma identidade arquitetónica única. Esta torre alberga muitos dos serviços administrativos do Tribunal de Justiça.

Quem foi Comenius?

Filósofo e pedagogo, Jan Amos Komenský, conhecido por «Comenius» (1592-1670), foi o primeiro defensor da educação universal. Convencido de que o progresso social deveria ser fruto da educação e não da origem social, lutou pela igualdade de oportunidades e pela educação para todos, independentemente da riqueza, religião ou género. Apresentado como o pai da educação moderna, Comenius também revolucionou os métodos de ensino de línguas, em particular do latim, a língua do conhecimento, para incentivar a sua aprendizagem pelo maior número possível de pessoas. Traduzidos para cerca de 15 línguas, os seus manuais foram, durante mais de um século, os mais utilizados na Europa, o que contribuiu para a expansão do multilinguismo como chave do conhecimento.

A Torre Comenius e o seu papel no Tribunal de Justiça

Ao honrar Comenius, que viajou por toda a Europa promovendo um ensino mais aberto e inclusivo das línguas, o Tribunal de Justiça da União Europeia destaca a importância do multilinguismo. O Tribunal de Justiça presta também homenagem àqueles que protegem a diversidade linguística da Europa.

A Torre Comenius faz parte da quarta extensão do Palais.

A sua cor dourada provém de uma malha de alumínio anodizada que funciona como uma proteção solar. Esta mesma malha é também utilizada nos outros edifícios do Tribunal de Justiça, criando um conjunto arquitetónico harmonioso. Esta intrincada malha metálica confere à torre a sua identidade distintiva através do padrão da sua estrutura, do brilho da sua textura e do relevo das suas pregas.

Os 26 andares da Torre Comenius têm uma altura de 103 metros. No momento da sua inauguração, em dezembro de 2008 – juntamente com a sua torre gémea, a Torre Montesquieu – a Torre Comenius era o edifício mais alto do país. Esta altura foi agora ultrapassada pela Torre Rocca.

Atualmente, a Torre Comenius alberga muitos dos serviços administrativos do Tribunal de Justiça, como a Direção da Investigação e Documentação, Direção das Tecnologias da Informação, Direção dos Recursos Humanos, Direção dos Edifícios e da Segurança e Direção dos Assuntos Financeiros.

Ver também