Edifício Thomas More
O edifício Thomas More, no Tribunal de Justiça da União Europeia, tem o nome de Sir Thomas More, advogado, juiz e filósofo que defendeu a justiça e permaneceu firme nas suas convicções. Inaugurado em 1993, alberga os juízes e a Secretaria do Tribunal Geral, bem como duas salas de audiências e uma sala de conferências.
Quem foi Thomas More?
Thomas More (1478-1535) foi advogado, professor de direito e, mais tarde, juiz, antes de iniciar uma distinta carreira política em Inglaterra, durante o reinado de Henrique VIII, tendo ocupado o mais alto cargo do reino, o de Lord Chancellor. Ao desaprovar a vontade do soberano de obter a anulação do seu casamento, e o cisma com Roma que daí adviria, Sir Thomas More nunca renunciou às suas convicções e acabou por ser condenado por traição e decapitado. Amigo próximo de Erasmus, é lembrado como filósofo e ensaísta político, embora também tenha sido historiador, tradutor e poeta. Autor de uma obra extensa, erudito e filantropo, denunciou a tirania e as injustiças para com os mais desfavorecidos e as suas opiniões estavam em total sintonia com a renovação que caracterizou o humanismo do Renascimento, do qual foi um dos mais ilustres representantes.
O Edifício Thomas More e o seu papel no Tribunal de Justiça
Ao escolher o nome «Thomas More», o Tribunal de Justiça da União Europeia honra a memória de um grande humanista europeu, reconhecendo a sua integridade e a força das suas convicções contra qualquer violação das liberdades.
O edifício Thomas More, a segunda extensão do Palais, foi inaugurado em 1993. Está organizado ao redor de quatro pátios e situa-se na extremidade ocidental do edifício Erasmus. A fachada do átrio está concebida como uma enorme curva horizontal envidraçada, que faz a ligação entre os edifícios vizinhos Erasmus e Thémis. O edifício é feito de aço e betão e tem uma estrutura modular. As fachadas do edifício são feitas de granito e alumínio envidraçado.
Atualmente, o Edifício Thomas More acolhe os Juízes e a Secretaria do Tribunal Geral. Também alberga duas salas de audiências – a Sala Azul e a Sala Verde – e uma sala de conferências.
