Após as mudanças ocorridas na instituição em 2020, 2021 anuncia-se como o ano da continuação dos projetos em curso, integrando as inovações resultantes da experiência de trabalho no domicílio no contexto de um regresso progressivo a modalidades de trabalho mais presenciais.

 

No contexto da desmaterialização, da simplificação e da racionalização dos fluxos documentais e decisórios, o projeto do sistema integrado de gestão de processos, cujo procedimento de adjudicação de contrato público terminou em 2020, conhecerá desenvolvimentos significativos com vista a uma implantação que permita ganhos de eficiência importantes tanto para as jurisdições como para os serviços ligados ao tratamento dos processos.

Os elementos positivos decorrentes da experiência de trabalho no domicílio generalizado, constatados nomeadamente por ocasião das sondagens realizadas junto do pessoal e dos chefes de serviço, serão objeto de uma reflexão de conjunto relativa às modalidades concretas de exercício parcial das funções no domicílio. Estas evoluções integrarão considerações relativas ao equilíbrio entre vida profissional e vida privada, ao acompanhamento da autonomização dos colaboradores com um objetivo tanto de bem‑estar do pessoal como de qualidade das prestações fornecidas, bem como aos meios de assegurar, neste contexto, a coesão do pessoal e o desenvolvimento da sua relação com a instituição.

 

As tecnologias de presença virtual, intensivamente exploradas em 2020, servirão de alicerce para um projeto de diversificação da oferta de acolhimento dos visitantes. O objetivo deste projeto é oferecer aos visitantes externos, para quem viajar para o Luxemburgo constitui um entrave à descoberta do Tribunal de Justiça (nomeadamente por razões de distância geográfica, com o seu impacto no que ao tempo e custos, incluindo ecológicos, diz respeito), a possibilidade de se deslocarem virtualmente para as instalações da instituição para participarem numa visita à distância. O programa proposto incluirá sequências de vídeo, uma visita comentada dos edifícios, bem como encontros interativos com membros do pessoal da instituição. Com este programa de visita à distância, a instituição pretende oferecer ao maior número de pessoas os meios para tomarem conhecimento do seu papel no sistema institucional europeu e da sua contribuição para a ordem jurídica da União, na prossecução de um objetivo democrático. Num primeiro momento, o ano de 2021 assistirá ao lançamento de uma fase‑piloto com um número limitado de grupos do público jovem (15‑18 anos), antes de se alargar e adaptar a oferta a outros tipos de público.