O ano de 2024 num relance

A | Um ano em imagens
B | Um ano em números

 
Start Scroll

A | Um ano em imagens

Fevereiro

Aprovação pelo Parlamento Europeu da transferência parcial da competência prejudicial para o Tribunal Geral

Para reequilibrar o volume do contencioso entre as duas jurisdições da União e permitir que o Tribunal de Justiça se concentre ainda mais no seu papel de jurisdição constitucional e suprema, o Tribunal de Justiça apresentou ao legislador da União, em novembro de 2022, um pedido de alteração do Estatuto do Tribunal de Justiça para efeitos de uma transferência parcial da competência prejudicial para o Tribunal Geral. Depois de vários meses de exame e de negociação no âmbito do processo legislativo, esta reforma importante é aprovada em 27 de fevereiro pelo Parlamento Europeu por uma larga maioria.

Fevereiro

Reunião internacional «Justiça, Futuras Gerações e Ambiente» no Conseil constitutionnel francês

Koen Lenaerts, Presidente do Tribunal de Justiça, desloca‑se a Paris para participar numa reunião internacional organizada pelo Conseil constitutionnel e pelo Institut des Études et de la Recherche sur le Droit et la Justice. Esta reunião inédita reúne uma centena de presidentes e de juízes de supremos tribunais nacionais, regionais e internacionais, para debater o crescente impacto do conceito «futuras gerações» nos contenciosos relacionados com o ambiente.

Março

Visita do Presidente da República Checa, Petr Pavel

O Presidente da República Checa, Petr Pavel, é acolhido por Koen Lenaerts, Presidente do Tribunal de Justiça, bem como por Jan Passer, juiz no Tribunal de Justiça, Petra Škvařilová-Pelzl e David Petrlík, juízes no Tribunal Geral. No âmbito de um encontro com membros do pessoal da Instituição de nacionalidade checa, a Delegação pôde admirar o quadro Na cestě, da pintora checa Míla Doleželová, empréstimo da Universidade Masaryk, com a sua mensagem de esperança, de liberdade e de humanismo.

© shutterstock.com

Março

Primeiro diálogo anual entre o Parlamento Europeu e o Tribunal de Justiça

Partindo da qualidade das trocas ocorridas no âmbito do projeto de regulamento para a transferência da competência prejudicial do Tribunal de Justiça para o Tribunal Geral em determinadas matérias específicas, o Parlamento e o Tribunal de Justiça optaram por perpetuar o seu diálogo num encontro anual dedicado a assuntos de interesse comum relacionados com a boa administração da justiça, no estrito respeito pela separação de poderes. Os encontros terão por objeto a perceção que os cidadãos europeus têm da justiça e do respeito pelo Estado de direito, bem como qualquer melhoria possível do funcionamento do sistema jurisdicional, na prossecução de uma aproximação entre a justiça e os cidadãos europeus.

Março

Compromisso solene de três Membros do Tribunal de Contas Europeu

Nomeados pelo Conselho da União Europeia, os novos Membros do Tribunal de Contas Europeu, Katarína Kaszasová, Alejandro Blanco Fernández e João Leão, assumem o seu compromisso solene perante o Tribunal de Justiça.

Abril

Inauguração de uma exposição histórica no Tribunal de Justiça

Inauguração no Tribunal de Justiça de uma exposição dedicada à história da Instituição. Composta por fotografias, obras de arte e peças raras, a exposição retraça a história das jurisdições e dos seus edifícios e pode ser visitada por qualquer pessoa.

Abril

Final do concurso «European Law Moot Court»

Organizado pela primeira vez em 1988, o «European Law Moot Court» é o concurso de alegações mais importante do mundo em matéria de Direito da União. A Universidade de Madrid, que na final defrontou a Universidade italiana Roma Tre, venceu a edição de 2024.

Abril

Audiência solene de elogio fúnebre

Foi realizada uma homenagem solene em memória de John L. Murray, juiz irlandês no Tribunal de Justiça (1991‑1999), que morreu em janeiro de 2023; de Philippe Léger, advogado‑geral francês no Tribunal de Justiça (1994‑2006), que morreu em janeiro de 2023, e de Waltraud Hakenberg, secretária do Tribunal da Função Pública (2005‑2016), que morreu em janeiro de 2024.

Maio

Fórum dos Magistrados e Colóquio no âmbito do XX Aniversário do Alargamento de 2004

No dia 1 de maio de 2004, dez novos Estados‑Membros aderiram à União Europeia: a República Checa, a Estónia, Chipre, a Letónia, a Lituânia, a Hungria, Malta, a Polónia, a Eslovénia e a Eslováquia. Por ocasião do 20.º aniversário deste acontecimento, realizaram-se no Tribunal de Justiça o Fórum Anual dos Magistrados e um colóquio.

Lietuvos nacionalinis muziejus / © Gediminas Trečiokas

Junho

Entrega da obra de arte LL do artista lituano Kazys Varnelis

A obra de arte LL (1972), do artista lituano Kazys Varnelis, é entregue ao Tribunal de Justiça, na presença do seu Presidente, Koen Lenaerts, da Vice‑Ministra da Justiça da Lituânia, Jurga Greičienė, e da responsável pelo Departamento de Iconografia do Museu Nacional da Lituânia, Jolanta Bernotaitytė.

Junho

Visita de uma delegação do Tribunal Geral a Varsóvia

Uma delegação do Tribunal Geral, composta pelo seu Presidente, Marc van der Woude, e pelas juízas polacas Krystyna Kowalik-Bańczyk e Nina Półtorak, bem como pelo juiz lituano Saulius Lukas Kalėda, desloca‑se a Varsóvia, para participar em encontros organizados no Supremo Tribunal Administrativo polaco, e na Ordem dos Advogados de Varsóvia, para apresentar as funções do Tribunal Geral e reforçar as relações com os órgãos jurisdicionais responsáveis pelas matérias abrangidas pela transferência parcial da competência prejudicial para o Tribunal Geral.

Setembro

Alteração das regras processuais do Tribunal de Justiça e do Tribunal Geral

Em 1 de setembro, entram em vigor importantes alterações das regras processuais do Tribunal de Justiça e do Tribunal Geral. Dão execução às alterações do Estatuto do Tribunal de Justiça no contexto da transferência parcial da competência prejudicial para o Tribunal Geral, aplicáveis a partir de 1 de outubro, e modernizam as tramitações nas duas jurisdições.

Setembro

Visita de uma delegação do Supremo Tribunal dos Estados Unidos

Na continuidade dos encontros que se realizam regularmente desde 1998, esta visita permite reforçar as estreitas e históricas relações entre o Supremo Tribunal dos Estados Unidos e o Tribunal de Justiça.

Setembro

Instalação de uma obra de arte no Jardim do Multilinguismo

A obra de arte Genus, criada pela artista luxemburguesa Simone Decker, é instalada no Jardim do Multilinguismo, que se situa nas imediações do Tribunal de Justiça. Concebida especialmente para o Tribunal de Justiça, esta obra de arte inspirou‑se no multilinguismo e simboliza a diversidade linguística e cultural da União.

© shutterstock.com

Outubro

Transferência parcial da competência prejudicial

As regras relativas à transferência parcial da competência prejudicial do Tribunal de Justiça para o Tribunal Geral são aplicáveis a partir de 1 de outubro. Em seis matérias específicas, os processos prejudiciais entrados a partir deste dia são tratados pelo Tribunal Geral. O primeiro pedido prejudicial transferido para o Tribunal Geral (T‑534/24, Gotek) foi submetido em língua croata pelo Tribunal Administrativo de Osijek em 17 de outubro.

Outubro

Renovação parcial do Tribunal de Justiça e entrada em funções de novos Membros do Tribunal Geral

Realiza-se uma audiência solene na Grande Sala de Audiências do Tribunal de Justiça por ocasião, por um lado, da cessação de funções de Lars Bay Larsen, Alexandra Prechal, Jean-Claude Bonichot, Peter George Xuereb, Lucia Serena Rossi, Priit Pikamäe, Nils Wahl e Anthony Michael Collins, e, por outro, da prestação de juramento de nove novos Membros do Tribunal de Justiça, a saber, Bernardus Smulders, Massimo Condinanzi, Fredrik Schalin, Stéphane Gervasoni, Niels Fenger e Ramona Frendo, como juízes, Dean Spielmann, Andrea Biondi e Rimvydas Norkus como advogados‑gerais, bem como de dois novos juízes do Tribunal Geral, Hervé Cassagnabère e Raphaël Meyer.

Outubro

Eleição do Presidente, do Vice‑Presidente e do Primeiro‑Advogado‑Geral do Tribunal de Justiça

Koen Lenaerts é reeleito, pelos seus pares, Presidente do Tribunal de Justiça da União Europeia para os três próximos anos. Thomas von Danwitz é eleito Vice‑Presidente do Tribunal de Justiça, sucedendo nestas funções a Lars Bay Larsen. Maciej Szpunar é reeleito Primeiro‑Advogado‑Geral do Tribunal de Justiça.

© shutterstock.com

Novembro

Mês dedicado ao desenvolvimento de conhecimentos sobre a inteligência artificial

A campanha de formação no domínio da inteligência artificial (IA) pretende apresentar as oportunidades e os desafios que decorrem da sua utilização. Esta campanha tem por objetivo desmistificar o domínio da IA e promover uma utilização ética e responsável das ferramentas que se baseiam nesta tecnologia.

Novembro

Compromisso solene de três novos Membros do Tribunal de Contas

Nomeados pelo Conselho da União Europeia, os novos Membros do Tribunal de Contas Europeu, Petri Sarvamaa, Hans Lindblad e Carlo Alberto Manfredi Selvaggi assumem o seu compromisso solene perante o Tribunal de Justiça.

Novembro

Visita do Tribunal de Justiça ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem

O Presidente do Tribunal de Justiça, Koen Lenaerts, acompanhado por uma delegação do Tribunal de Justiça, desloca-se ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem no âmbito do seu encontro anual. As discussões incidem sobre três temas principais: «As alterações climáticas: um desafio para os dois Tribunais Europeus», «A vigilância em massa e a proteção dos dados pessoais» e «A proteção das pessoas portadoras de deficiência».

Novembro

6.ª reunião dos correspondentes da RJUE em Bruxelas

Realizando‑se pela primeira vez fora do Luxemburgo, a sexta reunião dos correspondentes da Rede Judiciária da UE decorre em Bruxelas, sob o patrocínio do Conseil d’État belga. A reunião tem por temas o futuro da cooperação no âmbito da RJUE e a questão da aplicação do princípio da interpretação conforme pelos órgãos jurisdicionais nacionais.

Dezembro

Dia de sensibilização para a deficiência no Tribunal de Justiça

A Instituição, absolutamente comprometida através de múltiplas ações em prol da acessibilidade e da inclusão, organiza o Dia de Sensibilização para a Deficiência, que este ano teve por tema: «Inclusão através do Desporto: a diversidade é a nossa força».

B | Um ano em números

A Instituição em 2024

81
juízes provenientes de
27
Estados-Membros
Tribunal de Justiça
27
juízes
11
advogados-gerais
Tribunal Geral
54
juízes
Orçamento:
504
milhões de euros
2 267
funcionários e agentes
61 %
mulheres
39 %
homens
A representação de mulheres nos lugares de responsabilidade na administração coloca o Tribunal de Justiça na média superior das Instituições Europeias.
São ocupados por mulheres:
54 %
dos lugares de administrador
49 %
dos lugares de gestão intermédia e superior
Percentagem dos atos processuais apresentados via e‑Curia:
91 %
Tribunal de Justiça
96 %
Tribunal Geral
11 692
contas de acesso à e‑Curia

O ano judicial (Tribunal de Justiça e Tribunal Geral)

1 706
processos entrados
1 785
processos findos
2 911
processos pendentes
Duração média dos processos:
18,1
meses
e‑Curia é uma aplicação informática que permite aos representantes das partes nos processos submetidos ao Tribunal de Justiça e ao Tribunal Geral, bem como aos órgãos jurisdicionais nacionais, no âmbito de um pedido prejudicial submetido ao Tribunal de Justiça, enviar às Secretarias e receber destas os documentos processuais por via exclusivamente eletrónica.

e‑Curia: a aplicação informática que permite enviar e receber documentos judiciais

Integrámos aqui conteúdos do Youtube. Porque a Youtube pode recolher dados pessoais e identificar os seus comportamentos no que respeita às visualizações, só iremos carregar o vídeo depois de ter dado o seu consentimento à utilização de cookies e de tecnologias semelhantes, conforme descritas na respetiva Política de Privacidade.

Serviços linguísticos

Instituição jurisdicional multilingue, o Tribunal de Justiça tem de poder tratar um processo independentemente da língua oficial da União em que este tenha sido apresentado. O Tribunal de Justiça assegura em seguida a difusão da sua jurisprudência em todas as línguas oficiais da União.

24
línguas de processo
552
combinações linguísticas
608
juristas-linguistas para traduzir os documentos escritos
1 366 000
páginas a traduzir
1 371 000
páginas traduzidas
503
audiências e reuniões com interpretação simultânea
70
intérpretes para as audiências de alegações e reuniões

Multilinguismo no Tribunal de Justiça da União Europeia – Garantir um acesso igual à Justiça

Integrámos aqui conteúdos do Youtube. Porque a Youtube pode recolher dados pessoais e identificar os seus comportamentos no que respeita às visualizações, só iremos carregar o vídeo depois de ter dado o seu consentimento à utilização de cookies e de tecnologias semelhantes, conforme descritas na respetiva Política de Privacidade.

No Tribunal de Justiça, as traduções respeitam um regime linguístico imperativo que prevê a possibilidade de utilizar todas as combinações das 24 línguas oficiais da União Europeia. Os documentos a traduzir são todos textos jurídicos de elevado nível técnico. É por esta razão que o serviço linguístico do Tribunal de Justiça só recruta juristas‑linguistas que possuam uma formação jurídica completa, bem como um conhecimento aprofundado de, pelo menos, duas línguas oficiais diferentes da sua língua materna.
go to top