O papel dos intérpretes, num contexto multilingue como o do Tribunal de Justiça da União Europeia, consiste em ajudá-lo a transmitir a sua mensagem de forma clara, natural e fluida aos outros participantes na audiência.Nesta óptica, os intérpretes preparam minuciosamente a audiência através de um estudo aprofundado do processo. Apresentam-se a seguir algumas sugestões que lhe permitirão tirar ainda mais partido deste meio de comunicação durante as suas intervenções :
- A missão dos intérpretes é dificultada pela leitura rápida de um texto escrito. É assim preferível exprimir-se livremente, sem ler, num ritmo razoável e de forma fluida.
- É vivamente aconselhável enviar à véspera da audiência por correio electrónico* à Direcção da Interpretação quaisquer notas de alegações ou outros textos que lhe servirão de base para a sua apresentação oral. Desta forma, os intérpretes poderão preparar as suas alegações orais nas melhores condições e contribuir, assim, para uma transmissão o mais minuciosa possível da sua mensagem.
- Se tal não lhe for possível, não hesite em fornecer aos intérpretes antes da audiência uma cópia das suas notas, mesmo manuscritas. Qualquer contribuição sua é bem-vinda.
- É evidente que :
- o texto das suas alegações será utilizado exclusivamente pelos intérpretes, não sendo divulgado absolutamente a ninguém ;
- na audiência, são obviamente as declarações feitas perante o Tribunal que serão objecto de interpretação.
- Enuncie sempre as citações, referências, números, nomes, acrónimos, etc. de forma clara e lenta.
- Antes de usar da palavra, tire os auscultadores, baixe o volume e afaste-os do microfone para evitar qualquer interferência.
- Desligue o seu telemóvel/PDA. Mesmo no modo silencioso, perturbam a acústica da sala e o equipamento de tradução simultânea.
Para mais informações, poderá consultar as Disposições Práticas de Execução do Regulamento de Processo do Tribunal Geral, que estão disponíveis na página «Tramitação Processual» do Tribunal Geral.
*Direcção da Interpretação
e‑mail: interpretation@curia.europa.eu
Fax: +352/4303-3697
Telefone: +352/4303-1