Ir para o conteúdo principal



Alexandra (Sacha) Prechal
Alexandra (Sacha) Prechal

Nascida em 1959 em Praga (Checoslováquia), Alexandra (Sacha) Prechal obteve um diploma em Direito Público Neerlandês na Rijksuniversiteit Groningen (Universidade de Groningen, Países Baixos) em 1983 e um doutoramento em Direito na Universiteit van Amsterdam (Universidade de Amesterdão, Países Baixos) em 1995.

A sua carreira universitária iniciou‑se em 1983: os seus estudos jurídicos levaram‑na, com efeito, a ser professora na Faculdade de Direito da Universiteit Maastricht (Universidade de Maastricht, Países Baixos) até 1987, funções que exerceu novamente entre 1991 e 1995 no Europa Instituut (Instituto Europeu) da Faculdade de Direito da Universiteit van Amsterdam. Foi posteriormente professora de Direito Europeu na Faculdade de Direito da Tilburg University (Universidade de Tilburgo, Países Baixos) de 1995 a 2003, e na Faculdade de Direito da Universiteit Utrecht (Universidade de Utrecht, Países Baixos). A partir de 2003, deu aulas nesta última faculdade a numerosos estudantes e desenvolveu atividades de investigação em diversos domínios do Direito da União. Além disso, participou desde então de forma ativa na gestão do ensino superior e da investigação, nomeadamente na sua qualidade de membro do Conselho de Administração do Europa Instituut da Universiteit Utrecht. Entre 1992 e 2007, foi coordenadora científica da Rede de Peritos Jurídicos no Domínio da Igualdade entre Homens e Mulheres da Comissão Europeia.

A acuidade da experiência que adquiriu não se exprime apenas através da publicação de numerosos artigos, mas também através do seu compromisso ao serviço do Direito enquanto membro do Comité de redação de várias revistas jurídicas nacionais e internacionais. As suas competências foram reconhecidas pela Koninklijke Nederlandse Akademie van Wetenschappen (Academia Real das Ciências dos Países Baixos), que lhe conferiu o estatuto de membro em 2008.

Entre 1987 e 1991, os juízes Thijmen Koopmans e Paul Kapteyn chamaram‑na sucessivamente para integrar os respetivos gabinetes no Tribunal de Justiça, na qualidade de referendária.

Juiz no Tribunal de Justiça de 10 de junho de 2010 a 7 de Outubro de 2024.